Chá de cavalinha: Para que serve, benefícios e orientações

O chá de cavalinha é feito a partir das folhas da Equisetum arvense, ou seja, da cavalinha, nativa de áreas pantanosas e também chamada de cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou cola-de-cavalo.

Muito conhecido como um remédio caseiro, o chá de cavalinha é popularmente usado para ajudar no emagrecimento. Além disso, pode aliviar inflamações e diversos outros benefícios para a saúde.

Contudo, a cavalinha também pode ser usada para combater os sintomas de estresse e ansiedade, variações do humor e retenção de líquidos. Veja para que serve cavalinha e benefícios do chá:

Benefícios do chá de cavalinha

Previne a retenção de líquido

Naturalmente diurético, o chá de cavalinha previne e combate a retenção hídrica. Dessa forma, pode também ajudar na eliminação de toxinas, além de prevenir o aparecimento de celulite, inchaço e outros problemas que a retenção de líquido pode acarretar ao corpo.

Protege a saúde dos rins

Justamente por ser diurético, o chá é benéfico para a saúde renal, ou seja, protegendo os rins. Além de poder auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, a exemplo da nefrite, da cistite e das infecções urinárias.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins

Alivia dores

Devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ( ou seja, a planta é abundante em flavonoides), o chá de cavalinha ajuda a aliviar diversas dores no corpo. Por exemplo, a bebida é benéfica para o tratamento  de reumatismo, de artrite e de gota. 

Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Saúde da pele e do cabelo

Ao auxiliar na liberação de toxinas, beneficia a saúde e a aparência da pele. Dessa forma, é possível que o consumo da bebida previna o aparecimento de acne, marcas de expressão e rugas. Além disso, contém saponinas, compostos com grande poder antioxidante e derivados do silício, que também é importante para a elasticidade da pele.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Como fazer o chá de cavalinha

  • 150 ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas de cavalinha;
  • Adição de açúcar, mel ou gengibre são opcionais.

Contraindicações e cuidados no consumo do chá de cavalinha

A princípio, o chá é contraindicado para pacientes de insuficiência renal e cardíaca. Também, não é recomendado para quem tem gastrite ou úlceras duodenais. Ainda, se consumido em excesso, pode provocar dores de cabeça, desidratação e levar à irritação do estômago. 

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo