Chá de camomila: Benefícios para a saúde

O chá de camomila é considerado uma bebida calmante há séculos. Para transformá-la em chá, as flores da planta são secas e infundidas com água quente. Ela é a melhor escolha quando se trata de chás que ajudam você a descansar melhor. Assim, os nutrientes da erva estão ligados a um efeito tranquilo natural que ajuda a desacelerar no final de um dia agitado.

Benefícios da camomila

Propriedades anti-inflamatórias

A camomila é um poderoso agente anti-inflamatório, graças à longa lista de compostos químicos e antioxidantes em sua composição. Inflamação reduzida significa menor risco de dor gastrointestinal, artrite, distúrbios autoimunes, depressão e vários outros problemas crônicos de saúde.

Cólicas menstruais reduzidas

Algumas pesquisas mostraram que esse chá pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, consumidoras do chá também relataram redução da ansiedade e tensão associadas à dor menstrual.

Proteção contra certos tipos de câncer

Um estudo da Universidade de Atenas, na Grécia, descobriu que o consumo diário de chá de camomila ao longo de vários anos estava associado a um menor risco de câncer de tireóide. Contudo, embora seja muito cedo para dizer que o chá de camomila ajuda a prevenir o câncer, as pesquisas sugerem que o consumo consistente ao longo do tempo pode ser a chave para um efeito protetor.

Alívio de estresse

Graças às suas propriedades calmantes e capacidade de combater a insônia, pode ser um redutor de estresse e ansiedade altamente eficaz. É possível usar o chá de camomila (e seu aroma relaxante) como sedativo natural em um banho ou massagem relaxante. Ele também pode ajudar a aliviar a dor e aumentar a circulação.

Chá de camomila ajuda a dormir?

De fato, o chá de camomila é uma excelente opção para uma bebida antes de dormir. Além de seu sabor aromático e ausência de cafeína, ele tem usos medicinais de longa data e é conhecido por induzir relaxamento. 

A camomila é um poderoso antioxidante. Assim, mais de 120 elementos químicos da planta foram descobertos, incluindo a antioxidante apigenina, que ajuda a ligar os receptores do cérebro que promovem sonolência e reduzem a insônia.

Outras pesquisas sugerem que uma combinação de camomila e chá de lavanda é especialmente útil para quem lida com déficits de sono. 

Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.