Chá de cabelo de milho: Benefícios da bebida

O chá de cabelo de milho é bastante nutritivo e pode beneficiar a saúde de quem o consome. O cabelo de milho é também chamado de barba ou estigma do milho. Ele, que é geralmente descartado, pode ser usado para produzir o chá quando seco.

Benefícios do chá de cabelo de milho

Favorece o emagrecimento

A bebida atua na eliminação das toxinas do corpo, uma vez que é diurética e hidratante. Por isso, além de beneficiar a saúde de forma geral, ajuda no processo de emagrecimento, pois evita a retenção de líquido e seu consequente inchaço. Para melhores resultados, é indicado alinhar o consumo desse chá junto a uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) balanceada e uma rotina consistente de exercícios.

Protege o corpo contra inflamações

Também devido ao fato de ajudar na eliminação de toxinas, o chá trabalha para prevenir inflamações no corpo, principalmente nos rins e no fígado. Além disso, a ingestão da bebida é recomendada em casos de infecções urinárias.

Leia também: Chá de malva: Propriedades e benefícios da bebida

Imunidade fortalecida

Não só, o cabelo de milho contém vitaminas B6, C, E e K, e elementos como cálcio, potássio, ferro, selênio e zinco. Portanto, o grande valor nutricional da bebida pode ajudar a garantir uma imunidade mais fortalecida, protegendo o organismo contra possíveis doenças.

Alivia os sintomas da TPM

Para mulheres, o chá é um excelente aliado durante a TPM, uma vez que sua ingestão pode ajudar a aliviar alguns típicos sintomas incômodos desse período: cólicas, dores de cabeça, dores nas costas, estresse e ansiedade.

Protege a saúde do coração

Como demais bebidas diuréticas, o chá de cabelo de milho beneficia a circulação sanguínea, o que favorece a saúde cardiovascular. Ainda, ajuda a reduzir as chances de formação de coágulos sanguíneos em seus vasos e a controlar o nível de açúcar no sangue.

Leia também: Chá de bugre (porangaba): Propriedades e benefícios

Combate a constipação

A constipação, também chamada de prisão de ventre, pode ser uma consequência da baixa ingestão de fibras, bem como da desidratação. Por isso, esse chá ajuda a manter o corpo hidratado, assim prevenindo o mau e lento funcionamento do intestino.

Como fazer o chá de cabelo de milho em casa

  • ½ xícara de cabelo de milho, a qual pode ser adquirida em supermercados, mercearias ou lojas de produtos naturais
  • 1 xícara de água fervente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo