Chá de bugre (porangaba): Propriedades e benefícios

O chá de bugre, ou chá de porangaba, é uma bebida feita a partir de uma planta nativa brasileira que ajuda a acelerar o metabolismo, beneficia a circulação sanguínea, bem como fortalecer a imunidade.

Benefícios do chá de bugre

Energia para o corpo

Também chamado de café do mato, ochá de bugre é uma bebida rica em cafeína. Por isso, ela pode ajudar a manter o corpo energizado, o que pode ser excelente para praticantes de atividades físicas.

Pode ajudar no emagrecimento

Ainda, o chá de porangaba ajuda a estimular o metabolismo, o que pode facilitar o processo de emagrecimento. Não só, age como um diurético, portanto, dificulta a retenção hídrica no organismo. Sendo assim, ajuda a desinchar o corpo e previne o aparecimento de celulite.

Leia mais: Chás diuréticos para desinchar

Protege a saúde do coração

Ao ajudar a promover a melhor circulação sanguínea, o chá de bugre beneficia a saúde cardiovascular. Além disso, dificulta o acúmulo de gordura arterial, além de ajudar no controle do nível de colesterol.

Ação anti-viral

Não só, a porangaba promove ação anti-viral, de forma que ajuda a manter a imunidade mais protegida. Além disso, a bebida age especialmente contra o vírus da herpes.

Leia mais: Segurelha: Propriedades e benefícios da planta medicinal

Como fazer o chá de bugre

  • 200 ml de folhas secas de bugre (porangaba)
  • 1 litro de água fervente

Contraindicações

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com problemas cardíacos, renais ou distúrbios do sono, como a insônia

Leia também: Alcaçuz: Como utilizar suas ricas propriedades medicinais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo