Chá de avenca: Benefícios e como preparar

O chá de avenca, planta de folhas pequenas e finas também chamada de samambaia-de-senhora, é uma bebida anti-inflamatória, diurética e digestiva. Há mais de um tipo de avenca, mas as propriedades de todas são muito parecidas. Ainda, elas são parentes da samambaia – note a semelhança na aparência de ambas.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

Benefícios do chá de avenca

Fortalece a imunidade

Naturalmente anti-inflamatória, ajuda a prevenir inflamações e doenças que prejudicam o organismo. Portanto, o chá de avenca fortalece a imunidade.

Combate problemas respiratórios

De ação expectorante, combate os sintomas típicos de problemas respiratórios, como asma, bronquite, rinite e até mesmo os sintomas de gripe e resfriados: tosse, congestão nasal, febre, rouquidão, dores de cabeça e mais.

Leia também: Chá de agoniada: Propriedades e benefícios da planta medicinal

É desintoxicante

Ainda, a avenca é uma boa opção para quem está de ressaca. Depois de ingerir grandes quantidades de álcool, é importante hidratar o corpo bebendo água ou chás como o de avenca, que ajudam na desintoxicação do organismo.

Cabelos e pele saudáveis

Também ajuda no tratamento de caspa e beneficia a saúde dos fios de cabelo – prevenindo a queda. Não só, por ser rica em antioxidantes, a avenca combate os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo estresse oxidativo – causador do envelhecimento precoce. Portanto, a erva ajuda a garantir o aspecto jovial da pele.

Ciclo menstrual regulado

Distúrbios hormonais não são tão incomuns e seus efeitos podem ser diversos. Por exemplo, um efeito colateral comum é a desregulação do ciclo menstrual. Nesse sentido, algumas bebidas, como o chá de avenca e o chá de artemísia, podem aliviar essa questão.

Como fazer o chá de avenca

  • 2 colheres de sopa de folhas de avenca
  • 1 litro de água fervente

Leia também: Chá de gervão: Benefícios e como preparar a bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo