Chá de artemísia: Conheça as propriedades da planta

O chá de artemísia é usado para fins medicinais graças às propriedades da planta, também chamada de erva-de-fogo, rainha-das-ervas e artemigem. Ela pode ser encontrada em todo o mundo e é bastante presente em território brasileiro.

Propriedades do chá de artemísia

É calmante e ajuda a combater o estresse

Um de seus usos mais recorrentes é para fins terapêuticos, pois ela é naturalmente relaxante e calmante. Por isso, pode aliviar sintomas do estresse e da ansiedade, promovendo um sono mais calmo e profundo. É também devido à ação calmante que a artemísia é usada como óleo essencial. Ainda, acredita-se que ela seja capaz de acabar com a negatividade de um ambiente e de afastar pesadelos durante a noite.

Ajuda a controlar o ciclo menstrual

Irregularidades menstruais não são incomuns e uma forma de amenizá-las é por meio do consumo do chá de artemísia. Porém, é importante consultar um médico especialista – nesse caso, um ginecologista e possivelmente um endocrinologista, visto que as irregularidades podem ser fruto de distúrbios hormonais.

Leia também: Chá de vitex: Conheça as propriedades e benefícios da bebida

Ajuda no tratamento da malária

A malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos mas causada por protozoários parasitários. Ela pode ser fatal e entre seus sintomas mais comuns estão a febre, a fadiga, vómitos e dores de cabeça. A artemísia pode ser uma aliada do tratamento da malária, pois contém a substância artemisina, usada no tratamento da doença, como demonstrado em estudos recentes.

Protege a saúde do fígado e dos rins

Ainda, o chá de artemísia atua na liberação de toxinas do organismo, ou seja, é diurético e desintoxicante. Por isso, protege a saúde do fígado e dos rins, de forma que evita que esses órgãos vitais sejam sobrecarregados – são eles os responsáveis pela desintoxicação do corpo. O pâncreas também é beneficiado.

Leia também: Alimentos bons para o fígado

Como fazer o chá de artemísia

  • Duas colheres de folhas de artemísia
  • Um litro de água fervente
  • Após fervida, junte as folhas à água e espere 10 minutos antes de beber

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo