Chá de alfavaca: Benefícios e propriedades da bebida

O chá de alfavaca, feito a partir de uma planta medicinal da família do manjericão, é aromático, calmante e ajuda a desintoxicar o corpo. Suas folhas são muito utilizadas na culinária, pois possui um aroma agradável semelhante ao cravo-da-índia.

Além das folhas, tanto o caule quanto as flores da alfavaca são utilizados para produzir medicamentos fitoterápicos, chás, xaropes e óleos essenciais. A alfavaca também é conhecida como basílico e manjericão-de-folha-larga.

Benefícios do chá de alfavaca

Protege a saúde dos rins e do fígado

Desintoxicante e diurético, o chá de alfavaca atua na eliminação de toxinas do organismo. A eliminação de toxinas acontece pela urina, com a ajuda dos rins e do fígado. Portanto, ao aumentar o fluxo urinário, ele facilita o trabalho desses órgãos vitais.

Fortalece a imunidade

A bebida é rica em antioxidantes, portanto, promove ação anti-inflamatória. Dessa forma, pode combater e prevenir inflamações. Além disso, fortalece a ação protetora do sistema imunológico.

Protege a saúde cardiovascular

A folha de alfavaca é rica em ômega-3, um ácido graxo excelente para a saúde cardiovascular. Popularmente conhecido como uma “gordura boa”, o ômega-3 ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo e a prevenir doenças ligadas à saúde do coração, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Leia mais: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Pele jovem e saudável

A planta é naturalmente cicatrizante e, devido à presença de antioxidantes em sua composição, beneficia a saúde da pele. Em resumo, ela ajuda a prevenir o aparecimento de acne, uma vez que previne inflamações, além de promover a cicatrização de ferimentos e reduzir o risco de envelhecimento precoce, pois combate a ação dos radicais livres no organismo.

Combate insônia, estresse e ansiedade

O chá é aromático e naturalmente calmante. Assim, pode combater sintomas típicos de estresse e ansiedade, além de promover um sono mais calmo e relaxante.

Combate a tosse e sintomas da gripe

Além de calmante, a bebida é também expectorante: combate tosse, congestão nasal, febre e demais sintomas de gripes e resfriados.

Leia também: Chá de manjericão: Conheça os benefícios da bebida

Como preparar o chá de alfavaca

  • 1 colher de sopa de folhas secas de alfavaca
  • Cerca de 1 litro de água fervente
  • Ingredientes adicionais sugeridos: demais ervas e plantas medicinais podem ser misturadas, por exemplo o manjericão. A adição de mel, gengibre e canela também é recomendada a fim de garantir maior ação anti-inflamatória.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo