Chá de alcachofra: Os benefícios e como preparar a bebida

O chá de alcachofra é um dos chás mais benéficos para a saúde, apesar de não ser tão popular. O que nem todo mundo sabe é que a alcachofra é uma flor e as partes comestíveis são suas pétalas. Muito nutritiva e pouco calórica, ela pode ser usada na alimentação em diversas receitas. Não só, ela pode ser usada para preparar esse nutritivo chá.

Entre as propriedades da alcachofra, sua abundância em minerais é o destaque: a flor é fonte de potássio, ferro, cálcio e outros mais. Além disso, é fonte de fibras, essenciais para a saúde do intestino, além de conter grande quantidade de água e vitamina C, o que ajuda a manter o corpo hidratado.

Os benefícios de beber o chá de alcachofra

Enriquece a alimentação e fortalece a imunidade

Devido à riqueza nutricional do vegetal, o chá feito a partir dele é também uma ótima maneira de enriquecer a alimentação. Uma vez que os nutrientes da alcachofra são encontrados no chá, é possível concluir que a imunidade seja beneficiada pelo consumo da bebida. Ainda, especialmente em razão da abundância de vitamina C, pode ajudar a prevenir ou reduzir inflamações no corpo.

Protege a saúde do coração

É comprovado que o extrato líquido de alcachofra ajude no controle da pressão arterial. Por isso, é possível presumir que um efeito similar possa ser observado com a ingestão do chá. Sendo assim, a bebida pode ajudar a prevenir problemas na saúde cardiovascular.

Leia também: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Ajuda a prevenir doenças crônicas graves

Ao fortalecer a imunidade, o chá de alcachofra pode prevenir doenças como gripe ou resfriados. Além disso, sua ação anti-inflamatória evita doenças crônicas graves, como Alzheimer e certos tipos de câncer, uma vez que os antioxidantes presentes na planta previnem o estresse oxidativo – resultado da ação dos radicais livres.

Combate a prisão de ventre e a retenção de líquido

Altamente hidratante e de ação diurética, a bebida ajuda a prevenir a retenção de líquido e, consequentemente, evita a prisão de ventre.

Como preparar o chá de alcachofra

  • 1 colher de sopa de pétalas secas de alcachofra
  • 1 xícara de chá de água fervente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo