Chá de agoniada: Propriedades e benefícios da planta medicinal

O chá de agoniada é feito a partir da planta nativa brasileira cujas propriedades podem beneficiar especialmente a saúde e o bem-estar da mulher. Não só, a agoniada também pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios, aliviando a tosse e demais sintomas.

Benefícios do chá de agoniada

Alivia cólicas menstruais e regula o ciclo

Para a saúde feminina, a agoniada pode ser uma aliada. A princípio, a bebida pode ajudar a aliviar cólicas menstruais, sintoma comum durante a TPM (dismenorreia) e durante a menstruação, além de atuar também na regulação do ciclo menstrual. Além disso, outros sintomas que o chá de agoniada pode ajudar a aliviar são: dor de cabeça, dor na lombar, náuseas, diarreia e frequência urinária. O chá de agoniada para cólicas menstruais pode ser feito tanto com a casca quanto com as flores, sendo esta parte a mais utilizada.

Leia também: Chá de endro: Benefícios da bebida e suas propriedades

Ajuda a tratar problemas respiratórios

Devido às propriedades anti-asmáticas, trabalha no tratamento de problemas respiratórios, inclusive a asma, bem como a bronquite. Ainda, ajuda a aliviar os sintomas como tosse e coriza.

Protege a saúde do estômago

Também durante a TPM, é possível que esse período do ciclo menstrual impacte a saúde do estômago. Nesse sentido, a bebida pode ajudar, prevenindo problemas como dispepsia, gastrite e epigastralgia.

É anti-inflamatório

Por ser naturalmente anti-inflamatória, a planta pode fortalecer a imunidade e prevenir diversos problemas, principalmente infecções genecológicas.

Leia mais: Chá de jasmim: Conheça os usos medicinais da bebida

Como preparar o chá de agoniada

  • Será preciso apenas 10 g de flores de agoniada
  • 1 litro de água fervente

Cuidados ao ingerir o chá de agoniada

Em excesso, a bebida pode ter efeito abortivo, por isso, não é recomendada para gestantes e lactantes. É também contraindicado para crianças pequenas. Em todo caso, um médico deve ser consultado previamente ao consumo da bebida.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo