Chá branco: Motivos para apostar na bebida

O chá branco é feito da planta Camellia sinensis. Suas folhas e brotos são colhidos imediatamente antes de serem totalmente abertos, quando são cobertos por finos pelos brancos. É daí que a bebida recebe esse nome.

O chá verde e o chá preto também são feitos a partir da planta Camellia sinensis. No entanto, diferentes métodos de processamento proporcionam sabores e aromas exclusivos. O chá branco é o menos processado dos três chás. Por esse motivo, retém uma alta quantidade de antioxidantes.

Acredita-se que essa seja uma das razões pelas quais os estudos associaram o chá branco a muitos benefícios à saúde. Por exemplo, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, combater o envelhecimento da pele e até ajudar no emagrecimento. Conheça mais benefícios. 

Chá branco é antioxidante

O chá branco é carregado com um tipo de polifenóis chamados catequinas. Os polifenóis são moléculas vegetais que atuam como antioxidantes no organismo. Assim, antioxidantes protegem as células dos danos causados ​​por compostos chamados radicais livres. Tais compostos estão ligados ao envelhecimento, inflamação crônica, um sistema imunológico enfraquecido e uma variedade de doenças.

Porém, o chá branco parece ser um dos melhores tipos de chás para combater os radicais livres. De fato, estudos sugerem que a bebida tem antioxidantes semelhantes ao chá verde, conhecido por seus benefícios à saúde.

Leia também: Chá preto: Conheça os benefícios da bebida

Pode reduzir o risco de doenças cardíacas

Doenças cardíacas estão fortemente ligadas à inflamação crônica, que tem sido associada a uma variedade de fatores. Isso inclui hábitos de dieta (emagreça com o Tecnonutri) , exercício e estilo de vida, como fumar. Polifenóis como os encontrados no chá branco podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas de várias maneiras. Com isso, vários estudos descobriram que os polifenóis podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e aumentar a imunidade. Mas, também é importante fazer outras mudanças no estilo de vida para um coração saudável. Isso inclui comer mais frutas e vegetais, exercitar-se regularmente e descansar bastante.

Potencializa o emagrecimento

Chá verde é frequentemente o primeiro chá que vem à mente quando se pensa em chás para perda de peso. No entanto, o branco pode ser tão eficaz quanto para queimar gordura.

Ambos têm níveis semelhantes de cafeína e catequinas, como o galato de epigalocatequina (EGCG), um composto associado à queima de gordura. Juntos, esses compostos parecem ter um efeito sinérgico. Por exemplo, um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de chá branco era capaz de estimular a quebra de gordura e impedir a formação de novas células de gordura. Inclusive, isso ocorreu em grande parte devido ao EGCG. 

Chá branco combate osteoporose

A osteoporose é uma condição de saúde na qual os ossos se tornam ocos e porosos. O problema pode levar a fraturas e uma menor qualidade de vida. Contudo, estudos demonstraram que os radicais livres e a inflamação crônica podem acelerar a osteoporose. Esses dois fatores podem suprimir células que auxiliam no crescimento ósseo e promovem células que quebram os ossos. Por outro lado, as catequinas demonstraram combater esses fatores de risco. Essas catequinas são abundantes no chá branco em comparação com outros tipos de chás.

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.