Cetose: O que é e como ela ajuda a emagrecer

Com tantas opções de dietas disponíveis atualmente pode ficar difícil entender qual a proposta de cada uma e qual delas melhor se encaixa no corpo, objetivo, rotina e bem-estar de quem pretende emagrecer

Dois dos programas alimentares mais buscados por quem quer perder peso hoje em dia são as dietas cetogênica (também chamada de keto) e a low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) . As duas propõem reduzir o consumo de carboidratos para fazer o organismo entrar em estado de cetose e, assim, promover o emagrecimento. Mas, você sabe o que é a cetose e como funciona? 

Quando cortamos os carboidratos e geramos essa carência, o organismo, por mecanismos fisiológicos, passará a usar como fonte de energia a gordura presente no nosso corpo e nos alimentos. O produto final dessa combustão de gordura é chamado de cetonas e é o que faz o organismo a entrar em estado de cetose. 

A cetose é um processo que existe normalmente no nosso organismo quando não há ingestão suficiente de carboidratos. O nosso corpo precisa produzir energia a partir de outros substratos que não a glicose (carboidrato), e passa a quebrar gordura e proteína para gerar energia.

O processo funciona basicamente como uma substituição que exige que o corpo trabalhe mais, aumentando o metabolismo, o gasto calórico e a taxa metabólica basal. E o resultado de tudo isso é a tão desejada perda de peso.

A confirmação da cetose pode ser feita por meio da avaliação da quantidade de corpos cetônicos na urina e no sangue. A presença de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de um exame convencional. Porém, a concentração de corpos cetônicos na urina pode variar de acordo com o grau de hidratação da pessoa.

Leia também: Você sabe a diferença entre as dietas keto e low carb?

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.