Cera de ouvido pode revelar nível de estresse de uma pessoa

Nos dias atuais, há diversas maneiras de identificar os níveis de complicações que envolvem a saúde mental das pessoas. E, de acordo com uma pesquisa recente, a cera de ouvido é uma delas, e pode revelar o nível de estresse de um indivíduo. 

O estudo realizado por neurologistas da University College London, na Inglaterra, mostrou que o aumento do cortisol – hormônio do estresse – pode ser medido a partir das secreções no canal auditivo. 

comer bem e cuidar da mente

Função do cortisol

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam localizadas acima dos rins. Assim, tem a função de ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e manter os níveis de açúcar no sangue constantes.

Nos momentos de estresse, o cérebro envia “sinais” para o corpo liberar cortisol. Portanto, quanto mais você se estressa num nível contínuo, maior é o nível de cortisol, o que leva a um desequilíbrio hormonal.

Leia mais em: Cortisol: como diminuir os níveis quando estamos estressados

Cera de ouvido x estresse: O que diz a pesquisa

A pesquisa contou com a participação de 37 pessoas, incluindo homens e mulheres. Desse modo, a análise de cera foi realizada com um dispositivo de teste semelhante a um cotonete. Contudo, existe um freio para impedir que o aparelho penetre demasiadamente no ouvido, evitando danos.

Além da avaliação de cera, os pesquisadores também analisaram amostras de cabelo e sangue dos participantes a fim de avaliar a presença de cortisol nessas partículas. 

Segundo os especialistas, as amostras de cera de ouvido mostraram produzir mais cortisol do que as amostras de cabelo.

Para o autor principal do estudo, Andres Herane-Vives, essas descobertas podem abrir uma janela para melhores maneiras de diagnosticar condições psiquiátricas. Como depressão, doença de Addison e síndrome de Cushing.

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo