Cenoura roxa: Benefícios e propriedades do vegetal

Todos os tipos de cenouras são altamente nutritivos, mas a cenoura roxa é especialmente rica em poderosos antioxidantes, conhecidos por combater a inflamação e beneficiar certas condições de saúde.

Pouca gente sabe, mas, no passado, as cenouras eram originalmente roxas ou brancas. Já a cenoura moderna, a laranja, provavelmente se originou de uma nova raça de cenoura amarela, que foi desenvolvida como resultado de uma mutação genética.

Assim, as cenouras vermelhas e roxas são consideradas variedades orientais, enquanto as amarelas, laranja ou brancas são conhecidas como do tipo ocidental.

Valor nutricional

Todas as variedades do vegetal – independentemente de sua cor – são embaladas com diversos nutrientes, como fibra, potássio, vitamina C, manganês, vitamina A e certas vitaminas do complexo B. Porém, o que torna a cenoura roxa nutricionalmente única é o seu conteúdo de antioxidantes antocianinas.

As antocianinas pertencem à família dos antioxidantes polifenóis. Elas ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo, que se refere a um desequilíbrio entre moléculas reativas chamadas radicais livres e antioxidantes no organismo. O estresse oxidativo tem sido associado a condições de saúde como câncer, declínio mental, doenças cardíacas e envelhecimento.

Além disso, o alimento é relativamente baixo em calorias, pois 1 xícara (128 gramas) de cenoura crua que fornece apenas 52 calorias.

Benefícios da cenoura roxa

Favorece a saúde dos olhos

A cenoura roxa é rica em vitamina C e outras propriedades que favorecem a saúde dos olhos. Entretanto, diferentemente da cenoura laranja, a versão roxa possui antocianina (substância que lhe confere sua cor), que ajuda a melhorar a visão noturna e a visão geral, protegendo os olhos dos danos causados pelos radicais livres.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Protege a saúde do cérebro

Dietas ricas em antioxidantes são notórias por beneficiar a saúde do cérebro. Nesse sentido, consumir a cenoura roxa ajuda a promover a reversão de dos efeitos da idade que afetam a saúde cerebral e principalmente a função cognitiva. Por vezes, além do fator da idade, esses efeitos são resultado do estresse oxidativo, promovido pela ação de radicais livres no corpo. Mas, a ação dos radicais livre pode ser eficazmente combatida pelos antioxidantes.

Protege a saúde do coração

O alimento está relacionado ao melhor controle do nível de colesterol no corpo. Assim, ajuda a proteger a saúde do coração. Em especial, reduz a presença de LDL (colesterol ruim) no corpo. Além disso, trabalha para regular o nível de açúcar no sangue e, portanto, também pode ser benéfico para a prevenção e tratamento da diabetes.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Ajuda na perda de peso

Não só, esse é também um alimento rico em fibras. Dessa forma, combate a constipação (prisão de ventre) e, consequentemente, previne a sensação de inchaço. Além disso, devido à abundância em fibras, a cenoura roxa ajuda a nos manter saciados por mais tempo. Sendo assim, atua na perda de peso. 

Ajuda na recuperação muscular

A cenoura de cor roxa é um alimento amigo dos atletas, pois ajuda na recuperação muscular. A antocianina de sua composição promove a melhora do desempenho físico, ao diminuir a exaustão. Nesse sentido, ajuda na recuperação muscular, além de beneficiar o desempenho físico, pois otimiza o fluxo sanguíneo. 

Como consumir a cenoura roxa

Apesar de mais raras, as cenouras roxas podem ser encontradas à venda em mercados de produtos orgânicos, feiras e lojas de produtos naturais. Podem ser consumidas das mesmas maneiras que a cenoura laranja – crua, cozida, assada ou desidratada.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo