Cáscara sagrada: Conheça a planta medicinal

A cáscara sagrada é uma planta usada como remédio caseiro na medicina popular para o tratamento de condições como a prisão de ventre, devido ao seu efeito laxativo. Nativa da América do Norte, ela possui propriedades antienvelhecimento e anti-inflamatórias, além de ser utilizada na culinária como condimento.

Como a cáscara sagrada pode beneficiar a saúde

Combate a constipação

Agindo como um laxante natural, a cáscara sagrada é popularmente usada para prevenir ou combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre, pois facilita o trânsito intestinal. Porém, seu uso não deve ser excessivo, pois pode causar diarreia e, consequentemente, desidratação e perda de nutrientes importantes para o corpo. Assim, ela ajuda a reduzir a sensação de inchaço.

Ajuda a regular o ciclo menstrual

A planta é usada há centenas de anos pelas populações nativas da América do Norte. Um de seus benefícios mais populares é a forma como ela pode ajudar a regular o ciclo menstrual. Graças às propriedades ela também ajuda a aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

Leia também: Chá de endro: Benefícios da bebida e suas propriedades

Protege a saúde do fígado

Ajudando na desintoxicação do corpo, ou seja, na eliminação de toxinas, a planta beneficia a saúde do fígado consequentemente, prevenindo o desenvolvimento de doenças como a cirrose.

Ajuda a dormir melhor

Além da saúde física, beneficia a saúde mental. Devido ao seu efeito calmante, ela alivia sintomas de estresse, bem como ansiedade e depressão, além de promover um sono mais calmo e relaxante, prevenindo a insônia.

Como preparar chá de cáscara sagrada

O chá de cáscara sagrada é a forma mais eficaz de tirar proveito das propriedades da planta.

  • 1 colher de sopa da casca
  • 1 litro de água fervente

A bebida não leva mais que 10 minutos para ficar pronta.

Leia também: Chá de amora: Benefícios de adicioná-lo na rotina

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo