Casais perdem mais peso juntos do que separados, diz estudo

É comum dizer que os casais engordam quando começam a namorar. Mas, uma nova pesquisa, conduzida pela Sociedade Europeia de Cardiologia afirma que casais perdem mais peso juntos do que separados. Ou seja, na hora de eliminar os quilinhos extras, quem tem companhia pode ir mais longe nos resultados. 

Casais perdem mais peso juntos: Como funcionou o estudo

“Nosso estudo mostra que quando os cônjuges se unem ao esforço para mudar hábitos, os pacientes têm uma chance melhor de se tornarem mais saudáveis​. Principalmente quando se trata de perder peso“. Quem explica é Lotte Verweij, uma das autoras da análise e estudante de doutorado da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã, na Holanda.

Um total de 824 pacientes foram aleatoriamente escolhidos. Desses, 411 foram encaminhados a até três programas de estilo de vida para redução de peso, atividade física e fim do tabagismo, dependendo de suas necessidades e preferências. Assim, os parceiros podiam comparecer gratuitamente.

Leia também: Dia dos Namorados saudável: como montar um menu equilibrado e receitas

Resultado

Quase metade (48%) dos parceiros participaram das intervenções no estilo de vida. Em comparação com aqueles sem parceiro, os casais tinham duas vezes mais probabilidade de melhorar em pelo menos uma das três áreas (perda de peso, exercícios, e fim do tabagismo) em um ano.

Além disso, quando a influência dos parceiros foi analisada nas três áreas separadamente, os casais perderam mais peso juntos em comparação com os pacientes sem companhia.

Entrar em uma dieta (emagreça com o Tecnonutri)  pode ser desafiador. Mas, a alimentação saudável se torna algo ainda mais trabalhoso quando as pessoas mais próximas de nós, como a família e os amigos, não colaboram com o processo. E, pelo contrário, atrapalham. “Os casais costumam ter estilos de vida semelhantes e é difícil mudar de hábitos quando apenas uma pessoa se esforça. Assim, questões práticas entram em jogo, como fazer compras no mercado. Mas, também desafios psicológicos, onde um parceiro de apoio pode ajudar a manter a motivação”, justificou a especialista.

Leia também: Família e amigos estão atrapalhando a sua dieta? Veja como lidar

Dieta simples e barata para emagrecer

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.