Como sua casa pode estar contribuindo para o estresse

Estar estressado nos dias de hoje é comum. O estresse aumenta nossos níveis de cortisol e nos mantém em um estado de luta ou fuga. Ele pode ser causado por diversos fatores, como trabalho, relacionamentos e vida financeira. No entanto, existe um estressor que normalmente é esquecido: a sua casa

Casa é muito mais do que o lugar que você decora e preenche com móveis bonitos, é o seu lar. Uma casa desarrumada ou bagunçada coloca um estresse desnecessário em nossas mentes, pois tendemos a ver onde moramos como uma extensão de nós mesmos.

Mas, por que sua casa pode estar estressando você? Veja alguns motivos e saiba como driblá-los para ter um ambiente calmo e tranquilo. 

Luz insuficiente

A iluminação pode afetar como você se sente. A luz natural nos ajuda a regular e elevar nosso humor, e não ter luz o suficiente pode ter efeitos negativos. Assim, o recomendado é trocar os abajures por um material de tecer cestas, o que criará a aparência de iluminação melhor. Também, se você tiver pouca luz dentro de casa, pendure um espelho em frente a uma janela para refletir e tornar o espaço mais iluminado.

Exagero na quantidade de cor

Ao contrário do que muitos pensam, uma abundância de cor pode transformar o que você criou para relaxar em um estressor. Isso porque várias cores contrastantes podem ser ótimas para criar um efeito energizante nas pessoas. Porém, essa combinação pode ser difícil de conviver por muito tempo, e causará ansiedade e estresse. 

Leia também: Quando o estresse e a ansiedade podem ser bons

Mas, isso não significa que você deve eliminar o colorido completamente do espaço. Você pode usar cores vibrantes com moderação, além de tons da natureza conseguido com plantas e flores espalhados pelos cômodos.

Variação insuficiente

Muitos devem estar pensando que se as cores fortes são estressantes, o certo seria optar por um branco nítido. Entretanto, ao pintar toda a casa de branco, você pode transformar o ambiente em um lugar monótono e sem energia.

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Assim, o bege é uma alternativa menos estressante e não exige a manutenção obsessiva como uma camada de tinta branca. Além disso, você também pode optar decorar o espaço com detalhes em tons neutros, como cinza e azul claro.

Bagunça visível 

Quem gosta de entrar em um lugar bagunçado, não é mesmo? Um lar arrumado deixa as pessoas mais calmas. Já a desordem nos faz sentir mais tensos e requer mais atenção mental. 

Em vez disso, mantenha a bagunça no mínimo, colocando seus pertences nos devidos lugares. Dessa forma, você pode pensar menos sobre sua desordem iminente e mais sobre as coisas importantes da vida, como sua lista de tarefas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo