Carvão ativado: O que é, como usar e quais os benefícios

O carvão ativado é uma forma pura de carbono que pode ser consumida na forma de cápsulas de suplementação ou em comprimidos devido ao seu poder de absorver toxinas, ou seja, desintoxicar o organismo. Basicamente, o carvão ativado é um anti-inflamatório natural.

O modo de uso do carvão vegetal ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas, 3 a 4 vezes por dia, sendo a dose máxima diária de 6 comprimidos por dia para adultos, e 3 comprimidos para crianças.

Benefícios do carvão ativado

Pele saudável

Uma das maiores beneficiadas pelo carbono puro é a pele. O carvão, por ser anti-inflamatório, ajuda a prevenir o aparecimento de acne, além de evitar o envelhecimento precoce, uma vez que ele é resultado do estresse oxidativo – causado pelos radicais livres. Ele também promove o controle de sua oleosidade.

Leia também: Vitamina B3 pode reduzir risco de câncer de pele

Dentes mais brancos

Ainda, ele é usualmente usado no processo de clareamento dentário. Ele pode ser uma forma mais econômica de deixar seus dentes mais brancos sem muito esforço, pois o carvão é excelente na remoção de impurezas. Por isso, há cremes dentários que contam com a adição de carvão ativado em sua composição.

Leia mais: Alimentos que mancham os dentes – Conheça os principais

Ajuda na digestão

Além disso, pode ser de grande ajuda em casos de indigestões como a flatulência (excesso de gases) e dores abdominais. Ainda, pode reduzir a sensação de inchaço e, assim, facilitar a perda de peso.

Alivia a ressaca

O composto impede a absorção de outros químicos que compõem as bebidas alcoólicas além do álcool, como adoçantes artificiais, sulfitos e outras toxinas, por isso, ajuda a reduzir os sintomas da ressaca.

Contraindicações do carvão ativado

  • Gestantes e lactantes (fase de amamentação)
  • Crianças pequenas
  • Pacientes de problemas gastrointestinais
  • Pessoas que sofreram obstrução intestinal ou que passaram por cirurgias de intestino

Além disso, também compromete a absorção de certas vitaminas, minerais e medicamentos, por isso deve ser usado com moderação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo