Carne de porco é mesmo saudável? Conheça os benefícios

Alimentação Bem-estar
28 de Dezembro, 2020
Carne de porco é mesmo saudável? Conheça os benefícios

A carne de porco ou carne suína exige um preparo diferente dos demais tipos de carne e, contrariando o que muitos pensam, pode ser uma refeição leve e saudável. Por isso, por ser fonte de proteínas, de gorduras e de vitaminas, é uma das carnes mais consumidas ao redor do mundo.

A carne suína é rica em vitaminas do complexo B, essenciais para a saúde do organismo, ferro (previne a anemia), selênio (previne o envelhecimento precoce), zinco (previne doenças neurodegenerativas) e potássio (fortalece os ossos).

Além disso, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a dieta desses animais está bem mais balanceada do que antigamente e eles passaram por alterações genéticas que fizeram com que ficassem muito mais magros, perdendo 31% de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol nos últimos 20 anos.

Alguns dos cortes de carne suína mais populares e mais magros são:

  • Lombo
  • Costela
  • Bisteca

O lombo é o corte obtido da carne suína considerado o mais magro de todos. Além do baixo teor de gordura, é saboroso e versátil.

Benefícios do consumo da carne de porco

Bom para a saúde do cérebro

A carne suína é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina (vitamina B1). A tiamina é uma das melhores e mais importantes vitaminas para a saúde neurológica. Por isso, uma dieta rica em fontes de vitamina B1, como é o caso da carne de porco, pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas e beneficiar amplamente a saúde do cérebro.

Protege a saúde do coração

Ainda, é rica em vitamina B3, mais conhecida como niacina. Essa é uma das vitaminas do complexo B que está diretamente ligada à saúde cardiovascular. Por isso, o consumo da carne de porco pode beneficiar a vitalidade do coração. Não só, a niacina ajuda no alívio do estresse, na regulação metabólica e pode facilitar a digestão.

Leia mais: Vitamina B3 pode reduzir risco de câncer de pele

Músculos saudáveis

A quantidade de proteína contida na carne varia conforme seu corte e seu tamanho. Porém, de forma geral, a carne suína é uma boa fonte de proteína e por isso contribui com a saúde dos músculos. Também, é ótima para quem deseja ganhar massa magra, ou seja, para pessoas cujo objetivo é a hipertrofia.

Leia também: Porque a proteína é essencial para o sistema imunológico

Como preparar a carne de porco

Diferentes tipos de cortes exigem diferentes preparos. Porém, algumas dicas valem para todos os cortes. Por exemplo, a carne de porco é uma carne que exige mais tempo de cozimento, portanto, seu preparo tende a demorar mais que o da carne bovina ou das carnes brancas. O cozimento é muito importante para evitar a transmissão de doenças, tal como cisticercose. Por isso, trata-se de um tipo de carne que não deve ser consumido malpassado.

Por fim, vale ressaltar que frituras sempre devem ser menos frequentes em nosso cardápio, não importa o corte de carne escolhido. O ideal é apostar na carne grelhada, assada ou cozida.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia