Como montar um cardápio saudável para toda a família

Pode parecer um desafio montar um cardápio que seja saudável e que agrade a toda a família. Mas, acredite: é mais que possível. Além disso, um cardápio balanceado não é sinônimo de restrição, ou seja, nem você ou sua família vão precisar comer apenas salada todos os dias. Também é preciso levar em consideração as vontades de cada pessoa da casa.

Como montar um cardápio saudável para toda a família

As preferências individuais devem ser consideradas

Antes de definir o cardápio, é importante saber o que cada pessoa gostaria de incluir no cardápio e o que não faz tanta questão. Com certeza, se for algo que não seja parte de uma alimentação saudável, é possível substituir por uma versão amigável à dieta.

Mantenha a organização fazendo listas

Como o menu de um restaurante, tenha o cardápio da casa como algo fixo, ao menos semanalmente. Dessa forma, será mais fácil e rápido o processo de adaptação de toda a família e também facilitará na hora de preparar as refeições. Se necessário, mantenha uma lista das refeições diárias, como o exemplo abaixo:

Leia também: Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus

Não compre o que não pretende comer

Se não pretende incluir na dieta, por exemplo, industrializados, doces, alimentos ricos em sódio e açúcar, então não compre. Uma vez que esses alimentos estão por perto, dentro de casa, eles se tornam muito mais tentadores e é fácil sabotar a dieta.

Leia mais: Como montar uma lista de compras saudável

Priorize frutas e vegetais

Frutas e vegetais devem ser a base de toda dieta. Sendo assim, é importante que frutas, legumes e verduras componham a base do cardápio, pois esses alimentos são rico em nutrientes e promovem grande sensação de saciedade devido à abundância em fibras.

Redefina a ideia de “lanche”

Muitas crianças são criadas entendendo a “hora do lanche” como o momento de comer doces e industrializados no meio da tarde. Porém, essa ideia deve ser mudada. Para o lanche, incentive que a criança prefira uma fruta, um cereal ou um iogurte e evite ao máximo que ela consuma alimentos processados.

Leia mais: Receitas leves e saborosas para o lanche da tarde

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo