Cardamomo: O que é, propriedades e benefícios

O cardamomo é um tempero excelente para diversas receitas, das doces às salgadas. Similar ao gengibre, tanto em sabor quanto em aroma, essa especiaria é nativa da Índia, mas muito difundida na Europa. Ainda, seu sabor combina perfeitamente com frutas cítricas, baunilha, mas não só, também vai bem com carnes e receitas salgadas. 

Propriedades do cardamomo

O tempero é altamente nutritivo, sendo uma boa fonte de vitaminas e fibras, sendo assim, é excelente para o funcionamento intestinal. Não só, possui propriedades anti-inflamatórias e adstringentes (limpeza), historicamente usadas a fim de beneficiar a saúde. Assim, cada 100 gramas do condimento fornece 300 calorias.

É possível utilizar o tempero inteiro, moído ou o óleo de cardamomo. Para usar inteiro, basta pressionar as bagas levemente para abrir, e deixar que as sementes liberem sabor e aroma.

Leia também: Dieta Ayurveda: Descubra seu dosha e os alimentos indicados

Benefícios do cardamomo

Previne a constipação

Fonte de fibras, a semente da especiaria é excelente fonte de fibras, por isso, facilita a digestão, assim prevenindo a constipação, a sensação de inchaço e facilitando a perda de peso.

Leia mais: 5 temperos comuns que ajudam na digestão

Faz bem para os dentes 

Desde o Egito Antigo, o que é hoje usado como tempero era comumente utilizado para a limpeza dos dentes e refrescar o hálito. 

Leia também: Alimentos que protegem os dentes

Pele bela e jovial

Não só, sua abundância em vitaminas poderosas garante que o consumo desse tempero beneficie também a pele, mantendo-a com boa aparência, limpa e aspecto jovial.

Outros benefícios são:

  • Melhora a respiração
  • Combate radicais livres
  • Trata a caspa
  • Protege a saúde do coração

Como consumir o cardamomo

Ainda, não é só nas sobremesas que é possível apreciar esse tempero. Dessa forma, há diversas outras receitas que incorporam a especiaria como parte essencial de seus sabores.

Leia também: Os temperos e ervas mais saudáveis para incluir na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo