Capsaicina: Os benefícios da substância da pimenta

A capsaicina é o composto químico responsável pela ardência e picância da pimenta. Presente também no pimentão, possui ação analgésica, energética, digestiva, vasodilatadora e antioxidante no organismo.

Também beneficia a respiração, combatendo a tosse e a congestão nasal. Por isso, faz parte da composição de alguns medicamentos. 

Benefícios da capsaicina

Melhora a respiração

Naturalmente expectorante, é uma substância excelente para o combate da tosse, de dores de garganta e da congestão nasal. Não só, segundo um estudo promovido por cientistas do Centro Médico Acadêmico, na Holanda, a capsaicina também pode aliviar  quadros de rinite. 

Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Previne o câncer

Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória, o consumo de capsaicina pode prevenir o estresse oxidativo, ou seja, a ação de radicais livres no organismo. O estresse oxidativo contribui para a formação de tumores no corpo, o que ocasiona no câncer. Assim, um estudo desenvolvido na Universidade de Medicina Joan C. Edwards, nos Estados Unidos, demonstrou que a substância pode também atuar como um antineoplásico natural, evitando o crescimento e a disseminação de tumores.

Leia mais: Quem come pimenta vive mais, diz estudo

Ajuda na perda de peso

Possui ação termogênica, o que pode facilitar e acelerar a perda de peso, pois o metabolismo age mais rápido e eficazmente na queima de gordura. Da mesma maneira, combate o inchaço abdominal e também pode beneficiar o processo digestivo.

Combate dores

A capsaicina é um analgésico natural. Dessa forma, combate dores corporais, além de fortalecer a imunidade e prevenir infecções no organismo. 

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Efeito calmante

A substância está ligada à produção de endorfina no corpo, ou seja, do hormônio do bem-estar. Por isso, seu consumo pode ajudar na melhora do humor, além de aliviar sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Alimentos fonte de capsaicina 

Leia também: Gochujang: Conheça a pasta de pimenta coreana

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo