Dicas para tratar e prevenir o cansaço mental

Se você se sente constantemente sobrecarregado e isso está afetando suas tarefas diárias, pode ser que você esteja com cansaço mental. O cansaço mental – ou fadiga mental – é definido como um sentimento de exaustão que ocorre quando há um acúmulo de tarefas e atividades que não conseguimos lidar. Os sintomas mais comuns incluem falta de motivação, bloqueio mental, cansaço excessivo, irritabilidade, perda de apetite e insônia.

Segundo estudos, o cansaço mental também dificulta a prática dos exercícios físicos. Isso porque quando você está mentalmente exausto, qualquer atividade parece mais difícil, o que reduz sua capacidade de realizá-la. 

Contudo, existem algumas estratégias de prevenir e aliviar o cansaço mental, para que você possa realizar suas atividades diárias da melhor forma.

Meditação

A meditação é uma ótima maneira de se concentrar em si mesmo e alcançar a plenitude mental e emocional. Estar ciente do próprio estado psicológico é fundamental e, isso é algo que pode ser feito por meio da meditação.

Assim, ao se familiarizar com os pensamentos, você pode avaliar melhor se há ou não algo que você possa fazer para gerenciá-los.

Leia também: Hábitos que podem deixar você mais cansado que o normal

Tome menos decisões

Ao longo de todos os dias temos que tomar diversas decisões. Com isso, nossa energia mental e autocontrole podem ser prejudicados. Em consequência, aumentam as chances de tomar decisões prejudiciais, como deitar no sofá, em vez de se exercitar. Portanto, uma maneira de compensar essa queda na energia mental é limitar suas decisões durante o dia. Dessa maneira, ao manter algumas decisões básicas e rotineiras, temos mais energia mental para lidar com o resto de nossos dias.

Faça pausas frequentes

Fazer pausas frequentes para relaxar pode ser ótimo para a sua saúde mental. Seja uma pausa de 15 minutos ou uma viagem no final de semana. Permita que sua mente relaxe, de preferência enquanto está fisicamente ativa.

Mantenha-se organizado

Estar em um ambiente organizado melhora a motivação, produtividade e é crucial para manter o foco. A melhor maneira de manter as coisas organizadas sem se sentir sobrecarregado é se livrar de coisas que não irão acrescentar em nada. 

Pratique o autocuidado

Comece a praticar o autocuidado todos os dias. Reservar um tempo para cuidar de você mesmo pode fazer a diferença para a integridade da saúde física, emocional e mental. Dito isso, opte por fazer algo que você gosta e que te faça genuinamente feliz. Como por exemplo, cozinhar, ter cuidados com a pele, se exercitar.

Leia também: Como criar uma rotina de autocuidado que realmente funciona

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo