Calorias vazias: O que são e como podem prejudicar a saúde

Alimentos que possuem calorias vazias são aqueles que, apesar de seu índice calórico muitas vezes alto, não são nutritivos. Ou seja, são alimentos que não nutrem o corpo propriamente, mas que, pelo contrário, podem desencadear problemas de saúde, como o aumento do colesterol e o ganho de peso em excesso. Ainda, alimentos de calorias vazias não devem ser confundidos com os alimentos de calorias negativas.

Alimento com calorias vazias e seus riscos para a saúde

Para identificar quais alimentos possuem calorias tidas como vazias, é preciso saber ler e entender rótulos. Os rótulos informam cada um dos nutrientes presentes nos alimentos embalados. Por isso, é importante prestar atenção e notar se eles são de fato nutritivos ou apenas repletos de calorias vazias.

Por exemplo, se for um alimento rico em carboidratos (açúcares) e ausente de vitaminas, fibras ou proteínas, provavelmente ele é um alimento de calorias vazias. Os seguintes alimentos podem ser caracterizados dessa maneira:

Por isso, o ideal é evitar sempre que possível os alimentos embalados e industrializados.

Leia também: Clean label: o que quer dizer e como saber se o produto é “limpo”

Os riscos de consumir esses alimentos em excesso são muitos, como possível aumento do colesterol, acúmulo de gordura corporal, picos muito elevados de glicemia (nível de açúcar presente no sangue) e mais.

Além disso, eles podem ter um efeito negativo sobre a saúde mental, podem levar à ocorrência de episódios de compulsão alimentar e distúrbios alimentares, pois eles não causam saciedade para o corpo, por isso acabam por ser viciantes.

Sendo assim, substituir tais ingredientes por versões mais saudáveis e nutritivas é altamente recomendado. No lugar dos sucos artificiais e refrigerantes, opte por um suco integral natural, por exemplo. Já no lugar dos doces industrializados, frutas são suas melhores amigas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo