Café verde: O que é e benefícios

O café verde é, na verdade, o grão de café em sua forma mais natural. Ou seja, o grão de cor marrom só existe depois que ele é torrado. Uma vez que o café verde não é torrado, suas propriedades são integralmente mantidas e, por isso, ele pode beneficiar a saúde de quem o consome.

Nos últimos anos, o café verde vem sendo utilizado na forma de cápsulas com a finalidade de facilitar o emagrecimento.

Principais propriedades do café verde

A princípio, o grão verde é mais nutritivo que o café torrado justamente por não ter sido processado de qualquer forma. Por isso, ele é mais rico em, por exemplo, cafeína, contendo aproximadamente o dobro da quantidade desse estimulante natural.

Ainda, ele também contém cerca de 4 vezes mais antioxidantes que o grão torrado e maior quantidade de ácido clorogênico, um ácido fenólico também presente na batata inglesa e no café torrado, porém, em menor quantidade.

Leia mais: Beber café diariamente reduz risco de pressão alta, diz estudo

Benefícios do café verde

Acelera a perda de peso

O café é principalmente utilizado com essa finalidade: ajudar na perda de peso. Na forma de cápsulas, suas propriedades são cientificamente comprovadas como sendo de grande ajuda no processo de emagrecimento, principalmente ajudando na queima de gordura.

Leia também: Café ajuda a queimar gordura, diz estudo

Reduz o risco de diabetes

Além de ajudar na perda de gordura, também pode reduzir o risco de determinadas doenças graves, tal como diabetes, pois ajuda a controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue. O estudo que demonstra isso foi promovido pela Universidade de Xangai, na China.

Leia mais: Café pode prevenir diabetes, diz estudo

Coração saudável

Além de melhor controlar o açúcar no sangue, ajuda a controlar a pressão arterial, assim prevenindo a hipertensão e demais problemas que prejudicariam a saúde cardiovascular.

Melhora do humor

Há quem diga que o grão verde ajuda a melhorar o humor, aliviando sintomas típicos da ansiedade, do estresse e até mesmo da depressão, entretanto, ainda não há estudos que comprovem esse potencial efeito.

Energia para executar atividades físicas

O grão energiza o corpo principalmente devido à sua grande quantidade de cafeína. Sendo assim, seu consumo pode ajudar na execução de atividades físicas que exigem certo esforço por parte do corpo.

Leia mais: Beber café antes do exercício físico faz bem?

Contraindicações e cuidados ao consumir o café verde

  • O excesso de cafeína pode causar insônia e demais distúrbios do sono
  • O consumo contínuo pode irritar o estômago e agravar quadros de gastrite, úlceros, refluxo e mais
  • Seu excesso pode prejudicar a absorção de cálcio no organismo, o que impactaria negativamente a saúde dos ossos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo