Café marita: O que é e benefícios de consumir

O café marita é uma bebida em pó que age como um suplemento alimentar pois une diversos ingredientes nutritivos em sua composição. A mistura é composta por termogênicos e sua finalidade é facilitar o emagrecimento.

Em resumo, um termogênico é definido pelo fato de ajudar o metabolismo a trabalhar mais rapidamente. Sendo assim, o funcionamento intestinal é facilitado e as queimas de gordura e de calorias são aceleradas. Além disso, a bebida é pouco calórica (10 calorias por colher de chá).

Ingredientes do café marita

A princípio, a mistura – vendida por algumas marcas específicas, consiste sempre nos mesmos ingredientes. 

  • Café gourmet em pó;
  • Psyllium – planta muito rica em fibras naturais. Quando em contato com líquidos, suas fibras expandem em até 20 vezes. Por isso, seu consumo ajuda a reduzir o apetite e acelera o funcionamento intestinal; 
  • Erva-mate – planta medicinal natural do continente americano, ajuda a reduzir o colesterol e, por isso, ajuda também na queima de gordura corporal;
  • Garnícia mangostana – Mais conhecida como Mangostão, essa é uma fruta rica em fibras. Portanto, ajuda a acelerar o funcionamento intestinal e o metabolismo. 

Leia mais: Cafeína pode impedir o ganho de peso

Ainda, outras versões do café também contêm romã, acerola, menta, cúrcuma e óleo de coco. Portanto, a mistura pode também ser feita em casa uma vez que todos os ingredientes podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais, feiras ou mesmo no supermercado.

Leia também: Café bulletproof: O que é e benefícios

Benefícios de beber o café marita

Dificulta o acúmulo de gordura

É importante destacar que o consumo da bebida não promoverá a perda de gordura em si. Porém, suas propriedades – especialmente a abundância de fibras do psyllium – dificultará o acúmulo (ou ganho) de gordura corporal.

Leia também: Café de chicória: Uma alternativa sem cafeína

Previne a constipação

Beber o café de marita como parte da rotina torna quase impossível a ocorrência de um quadro de prisão de ventre, ou seja, de constipação. Afinal, a constipação é principalmente resultado da pouca ingestão de fibras.

Leia também: Kombucha de café: Conheça a bebida fermentada

Melhora a concentração

Devido à cafeína do pó de café gourmet, a bebida também ajuda na melhora da concentração. Isso é muito bom na hora dos estudos ou no ambiente de trabalho, quando muitas vezes é preciso ter foco para realizar as tarefas do dia a dia.

Ainda, ela também pode melhorar o rendimento na hora de praticar atividades físicas e, por isso, é uma opção de pré-treino. Muita energia e concentração na hora de movimentar o corpo!

Leia mais: Alternativas à cafeína que funcionam como estimulantes naturais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo