Café pode prevenir diabetes, diz estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
22 de Janeiro, 2020
Café pode prevenir diabetes, diz estudo

Recentemente, um estudo comprovou que sua xícara matinal de café pode prevenir o desenvolvimento do tipo 2 de diabetes. E isso tem tudo a ver com o método de preparo da bebida, portanto, não é todo tipo que terá essa ação. 

A pesquisa, conduzida pela Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, concluiu que o café filtrado, pode prevenir o surgimento da doença no organismo. 

Diabetes tipo 2 é aquela que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue, ou seja, a glicose. Pode surgir devido a fatores genéticos ou ambientais – incluindo obesidade, sedentarismo e má alimentação. 

Como o café filtrado pode prevenir diabetes

Segundo os especialistas, o café filtrado, ao contrário das outras formas de preparação do grão, que podem prejudicar a saúde, tem diversos benefícios para a saúde. “Foi demonstrado que quando você filtra o café, os diterpenos [substâncias prejudiciais] são capturados no filtro”, explicou Rikard Landberg, um dos autores da análise.

Da mesma maneira, o quanto consumimos da bebida também é importante. Os cientistas descobriram que as pessoas que bebem de duas a três xícaras de café filtrado por dia têm um risco 60% menor de desenvolver diabetes tipo 2, se comparadas a quem bebe menos de uma xícara diariamente.

Porém, os autores do estudo ressaltam que não inspecionaram outras formas de preparação de café. Eles também frisaram que a forma de preparo não é o único fator que interfere no seu efeito no corpo, portanto seu consumo deve ser sempre moderado.

Leia também: Cafeína faz mal?

https://www.youtube.com/watch?v=ftIHSprosIo&t=1244s

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.