Café da manhã sem pão: Confira substituições

O pão é um alimento muito presente no café da manhã dos brasileiros. Porém, por ser um alimento relativamente calórico e feito com farinha branca, há quem busque novas opções para a primeira refeição do dia. Por isso, é importante conhecer formas de substituir o querido pãozinho francês.

Já está mais que comprovado que a primeira refeição diária é a melhor aliada da disposição e ajuda a prevenir problemas como a obesidade e diabetes. Por mais que sua importância não seja novidade, o que comer no café da manhã para ter mais saúde ainda é motivo de dúvidas entre muitos. 

Apesar de existirem opções mais saudáveis, como o pão integral e o pão de fermentação natural, há quem prefira excluir o pão por completo da refeição matinal, principalmente à grande quantidade de carboidratos contida no alimento.

Ainda, segundo um estudo promovido pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, o consumo recorrente de pão pode estar associado ao maior risco de obesidade.

Dieta simples e barata para emagrecer

Como substituir o pão no café da manhã

Omelete

omelete de legumes

Omelete é uma boa substituição para o pão, pois é uma forma de incluir proteína e legumes logo na primeira refeição do dia. Opte por omeletes com recheio legumes ou folhas verdes, como o espinafre. Ovos mexidos também são uma sugestão. Porém, no caso da dieta (emagreça com o Tecnonutri) vegana, o tofu é uma forma de substituir o ovo.

Leia mais: Tempeh ou tofu: Qual proteína vegetal é mais saudável?

Crepioca

A crepioca é mais uma opção. Ela é basicamente uma versão ainda mais nutritiva da tapioca, pois mistura a massa de crepe com a massa da tapioca: sua massa leva a farinha da goma da mandioca junto ao ovo e ao leite, que pode ser de vaca ou vegetal. Assim, ganha um aspecto mais firme e pode substituir facilmente o pão, inclusive podendo ser recheada.

Biscoito de arroz e queijo cottage

biscoito de arroz

O biscoito de arroz é pouco calórico e fonte de energia. Junto com o queijo cottage, fonte de proteína, esse café da manhã é pobre em calorias e riquíssimo em nutrientes.

Iogurte e frutas

Essa opção é fácil, barata e nutritiva. Um café da manhã composto por um iogurte grego e frutas da sua escolha é proteico, saboroso e rápido.

Panquecas

As panquecas tradicionais são feitas com farinha de trigo, mas não é a melhor opção, principalmente pela quantidade de glúten e o alto índice glicêmico. Uma alternativa mais saudável e nutritiva é a panqueca de aveia. Frutas são um excelente acompanhamento. A aveia é fonte de fibras e, por ser um carboidrato complexo, apresenta baixo índico glicêmico. Para quem pratica esportes e busca uma alimentação adequada para fornecer energia a aveia é uma excelente alternativa.

Leia também: Como ter um café da manhã saudável – de acordo com Harvard

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo