Burpee: Benefícios e como realizar o movimento

Burpee é um exercício muito utilizado na modalidade do Crossfit para melhorar o condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória e também para emagrecer. O exercício é feito com peso corporal e, fortalece o abdômen, braços, pernas e mantém a frequência cardíaca elevada.

No entanto, se você fizer este exercício incorretamente, também pode resultar em lesões graves, principalmente nos pulsos e ombros, onde a maior parte do seu peso corporal será suportada quando você pular para cima e para baixo.

Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos

Benefícios

O burpee proporciona diversos benefícios, como o aumento de massa muscular, resistência cardiopulmonar, perda de peso e coordenação motora.

Além disso, esse exercício trabalha a musculatura de todo o corpo. Os músculos trabalhados no burpee incluem:

  • Peitoral
  • Quadríceps
  • Lombar
  • Glúteos
  • Panturrilha
  • Abdômen
  • Flexores do quadril

Leia também: Levantamento terra: Benefícios e como realizar o deadlift

Como realizar

burpee

Para realizar o burpee, é necessário ter segurança, estar dentro do limite do seu condicionamento físico. Assim, faça o exercício no seu tempo, com o número de repetições dentro do possível. O recomendado é ter a supervisão de um profissional para te orientar, como educador físico.

A: Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, o peso nos calcanhares e os braços ao lado do corpo.

B: Empurre os quadris para trás, dobre os joelhos e abaixe o corpo em um agachamento. Coloque as mãos no chão, em frente os pés.

C: Em seguida, pule os pés de volta para pousar suavemente nas pontas dos pés em uma posição de prancha.

D: Realize uma flexão de braço até encostar o peito no chão. Em seguida, flexione o quadril na posição do agachamento.

E: Execute um salto. Levante os braços acima da cabeça e salte no ar. Abaixe de volta em um agachamento para a próxima repetição.

Desse modo, o número de séries pode variar de quatro (iniciante) a oito (avançado), já o número de repetições varia de oito (iniciante) a quinze (avançado).

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo