Porque você deve comer brócolis todos os dias

O brócolis é, com razão, um dos ícones da alimentação saudável. É difícil encontrar uma hortaliça que reúna tantos compostos protetores. O alimento está entre os campeões de betacaroteno, pigmento que tem boa fama de afastar doenças cardiovasculares. A substância tem o poder de combater a oxidação do colesterol.

Além de ser fibroso e saboroso, os topos de brócolis podem conter mais nutrientes do que os caules. Além disso, as florzinhas fornecem glucosinolatos duas a três vezes mais saudáveis ​​e cerca de duas vezes mais polifenóis do que as hastes. Dito isto, jogar o talo significa livrar-se de cerca de metade da cabeça total de brócolis, então você pode muito bem picá-lo e adicioná-lo a qualquer prato.

Composição de uma porção de brócolis (xícara de chá)

  • 20 calorias
  • 3,6 g de carboidratos (1% da recomendação diária)
  • 2,1 g de proteína (4% da recomendação diária)
  • 2130 UI de vitamina A (43% da recomendação diária)
  • .113 mg de vitamina B6 (6% da recomendação diária)
  • 66,2 mg de vitamina C (110% da recomendação diária)
  • 34 mg de cálcio ( 3% da recomendação diária)
  • 0,62 mg de ferro (3% da recomendação diária)
  • 17,75 mg de magnésio (4% da recomendação diária)
  • 46,86 mg de fósforo (5% da recomendação diária)
  • 23,75 mg de potássio (5% da recomendação diária

    Vegetais como o brócolis pertencente ao gênero de plantas brássicas, que contêm toneladas de compostos promotores da saúde e fitoquímicos potencialmente poderosos. Esses nutrientes contribuem para

Proteção contra danos celulares

O brócolis contém glucosinolatos e vitamina C, que demonstraram combater o estresse oxidativo e que atuam contra a ação de radicais livres no organismo.

Diminui o açúcar no sangue

O brócolis contém sulforafano, que pode inibir a produção de glicose . Na Universidade de Lund, na Suécia, 97 voluntários obesos tomaram diariamente, durante três meses, um suco à base de sulforafano. Resultado? O nível de açúcar no sangue em jejum caía significativamente, algo digno de nota na proteção contra o diabetes.

Reduz risco de câncer

Dietas ricas em ingestão de vegetais como brócolis podem reduzir o risco de câncer em muitos tecidos, incluindo pulmão, bexiga e próstata.

Ajuda a controlar o peso

Cientistas da Universidade Kanazawa, no Japão, afirmam que os brócolis são verdadeiros aliados no controle do peso. Poder que vem das fibras e especialmente do sulforafano – substância que acelera a queima de calorias e favorece as bactérias boas do intestino.

O teste foi feito em ratinhos de laboratório: aqueles que receberam o sulforafano junto com uma dieta gordurosa tiveram um ganho de peso 15% menor comparados aos do outro grupo, que ganhou o mesmo menu, mas nada do verdinho.

Rico em fibras

As fibras estendem a sensação de saciedade e, por alimentarem as bactérias boas do intestino, ajudam a dar regularidade ao trânsito local, proteger a região e alavancar nossas defesas contra várias doenças.

É possível comer brócolis cru? Como devo prepará-lo?

O brócolis cozido retém apenas 40% do conteúdo fenólico do vegetal cru. Para potencializar seus benefícios, tente adicionar floretes de brócolis cru às suas saladas, ou cozinhá-las levemente e regar com azeite. Além disso, a vitamina C e glucosinolatos em brócolis são solúveis em água, tornando-os mais suscetíveis à perda durante o processo de cozimento. Para manter seu conteúdo de vitamina C, mantenha o brócolis refrigerado.

Leia também: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.