O botão soneca do despertador faz mal para a saúde?

Todas as manhãs quando toca o despertador, o desejo de apertar o botão soneca e dormir mais alguns minutinhos é grande. 

As pessoas tendem a achar que se dormirem nove minutos a mais irão acordar menos sonolentas. Ao contrário desse pensamento, infelizmente, a maioria dos estudos diz que quanto mais se adia mais se perde.

Leia também: Cochilar durante o dia faz bem para o coração

O sono é um dos pilares para se ter uma vida saudável, com isso, dormir mais pode parecer uma ótima opção. Porém, esse curto intervalo após o botão soneca ser apertado e antes do despertador tocar novamente não renova as energias.

Você não está descansando mais

Os nove minutos padrão do botão soneca não são suficientes para alguém ter um sono restaurador. Existem quatro estágios do sono: os estágios 1 e 2 são o sono leve, o estágio 3 é a primeira fase do sono profundo, e o REM (movimento rápido dos olhos) é quando você está sonhando. Um sono completo leva em torno de 90 minutos.

Sendo assim, nesses nove minutos extras você provavelmente não estará no estágio 3, ou seja, pode simplesmente sair da cama quando o alarme tocar. Com isso, você não está descansando o suficiente. Portanto, o melhor é criar uma rotina matinal revigorante colocando o celular para despertar apenas uma vez. 

Além de tudo, isso pode contribuir para o que os cientistas chamam de inércia do sono. A inércia do sono ocorre quando as pessoas acabam ficando mais cansadas durante o dia, não podendo realizar algumas tarefas simples, desaparecendo geralmente uma hora após acordar. Entretanto, quando se acorda no ciclo do sono errado, isso pode durar até quatro horas. 

Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor

Portanto, se você apertar o botão soneca estando no estágio 3 ou o REM, poderá sentir as consequências até a hora do almoço. O recomendado para pessoas que fazem isso é que possam ter uma noite de sono com qualidade, respeitando seus horários. 

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Chegue no verão com o corpo que você quiser!