Boldo melhora os sintomas de coronavírus?

De dor de estômago a problemas na vesícula, o chá de boldo costuma ser apontado como remédio para a tudo. E agora, no auge da pandemia do COVID-19, circula a informação que boldo melhora os sintomas de coronavírus. Mas, será que é verdade?

Em um vídeo divulgado via Whatsapp, um homem chamado Alexandre, que diz ser de São José dos Campos (SP), relata que esteve no Rio de Janeiro, onde se infectou com o coronavírus. Depois, passou a enfermidade para a sua família. E aí vem a grande descoberta dele: “A única coisa que estou tomando que deu resultado no primeiro gole foi isso daqui: uma folha de boldo. Qualquer lugar tem isso daqui. Foi a única coisa que cortou todos os sintomas do coronavírus para mim e minha esposa…”, relata. 

Boldo e coronavírus: Existe relação?

Antes de mais nada, é importante observar que atualmente não há cura e nem tratamento eficaz para o COVID-19. Portanto, não há nenhuma medida preventiva além do distanciamento social e práticas de higiene adequadas para impedir o desenvolvimento desta doença.

Leia também: Receitas para fazer com as crianças durante a quarentena

Assim, o chá de folha de boldo, por si só, não tem o poder de curar sintomas do coronavírus. A planta, no entanto, é fonte de vitamina C, cujo consumo é sempre recomendado para aumentar ou manter a imunidade no corpo. Mas, não para curar diretamente o novo coronavírus.

Além disso, é preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. 

Por fim, o que se recomenda é uma alimentação saudável e equilibrada, repleta de frutas, vegetais e grãos integrais, para que a saúde fique adequada em tempos de combate ao vírus. 

Leia também: Aprenda a lidar com o excesso de informação sobre o coronavírus

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.