Body checking: O que é e como evitar esse comportamento

Você tem mania de se olhar no espelho diariamente para observar como está o seu rosto ou corpo? Esse comportamento é um ato normal do ser humano. Contudo, quando isso se torna excessivo e o indivíduo busca constantemente a aprovação de si mesmo no espelho, pode ser que ele sofra de body checking. O body checking (em tradução, verificação corporal) caracteriza-se por um comportamento ligado à insatisfação com a própria imagem. 

De acordo com uma metanálise realizada em 2018, observar o corpo no espelho compulsivamente pode deixá-lo mais insatisfeito consigo mesmo e piorar o humor. Além disso, pode desencadear transtornos alimentares, ansiedade e depressão.

Assim, ações como apertar a barriga para se medir várias vezes durante o dia e comparar o seu corpo com o de outras mulheres é uma forma de body checking.

Geralmente, este comportamento ocorre em pessoas com distúrbios alimentares, como uma forma de tentar reduzir a ansiedade sobre o ganho ou perda de peso.

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Como evitar o body checking

Para evitar que a observação corporal se torne o body checking, atrapalhando o seu cotidiano, você pode optar por seguir as seguintes dicas:

Limite o uso das redes sociais

As redes sociais são um dos principais gatilhos para a baixa autoestima das pessoas. Isso porque grande parte das celebridades e influenciadores digitais tem influência nisso, postando a todo momento fotos editadas, aplicativos que mudam a forma do corpo e rosto, deixando-os no “padrão”. 

A insatisfação com o próprio corpo e a busca constante pela aprovação promove a tendência de baixa autoestima, podendo aumentar ainda mais os casos de ansiedade e depressão. Por isso, é importante saber limitar o tempo que você gasta nas redes sociais para que isso não afete sua saúde mental.

Terapia do espelho

A terapia do espelho nada mais é do que se posicionar em frente a este objeto e dizer frases de autoafirmação. Em seguida, você deve tocar seu corpo de forma carinhosa, repetindo as afirmações como um mantra. 

Além disso, se você resolver se observar para procurar algum defeito, pare, respire fundo, feche os olhos e tente se lembrar de mensagens que te tragam bem-estar. Pense em suas qualidades e agradeça pelo seu corpo.

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Busque ajuda profissional

O body checking pode afetar seriamente a saúde mental, aumentando a ansiedade, diminuindo a autoestima, entre outros fatores negativos. Se isso ocorrer, o ideal é você buscar ajuda profissional para que ele possa te indicar a melhor terapia.

Dessa forma, você poderá compreender o que te afeta, quais são suas motivações e como desenvolver estratégias para lidar com o seu peso.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo