Biscoito de maisena é mesmo saudável? Entenda

Lanchinho comum no café da manhã ou da tarde de muitos, o biscoito de maisena é feito de amido de milho, geralmente usado na culinária como um espessante. Esse biscoito é, assim como biscoito água e sal, considerado erroneamente saudável, pois é um alimento calórico e com pouco valor nutritivo. Ou seja, não é uma boa fonte de vitaminas ou minerais.

Do que é feito o biscoito de maisena?

A princípio, o popular biscoito é feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, grande quantidade de açúcar, gordura vegetal hidrogenada, amido, soro de leite, sal e demais aditivos químicos, como fermento, emulsificantes e aromatizantes artificias.

Leia mais: Conservantes, corantes e aromatizantes: O que são quais os prejuízos à saúde

Possíveis malefícios do biscoito de maisena para a saúde

Aumento da pressão arterial

Seu alto teor de sódio (sal) pode causar o aumento da pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão, quando consumido em excesso.

Aumento do colesterol

Não só, a presença de gordura trans em sua composição também pode ocasionar o aumento do colesterol ruim (LDL), o que pode causar a limitação do fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Leia também: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

Ganho de peso e maior risco de obesidade

Assim como demais produtos industrializados e ultraprocessados, o biscoito de maisena está associado ao ganho de peso se consumido em excesso – como demonstrado em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Califórnia.

Para se ter uma ideia, a composição pode variar de marca para marca, mas, geralmente,  existem 127 calorias em 7 unidades (30 g). Um pão francês padrão ( 50 g) tem praticamente o mesmo nível calórico (133 calorias).

Substituições saudáveis para o biscoito

Leia mais: Hormônio “desliga” a fome e combate a obesidade, diz estudo

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo