Biscoito água e sal é mesmo saudável? Entenda

O biscoito água e sal (em inglês, cream cracker) é um clássico lanche prático, rápido e fácil de carregar. Porém, será que ele é mesmo saudável?

Ele é um snack que pode ser erroneamente visto como um aliado da dieta (emagreça com o Tecnonutri) , porém, ao contrário do que seu nome indica, ele não é realmente feito de apenas dois ingredientes e, por isso, seus ingredientes adicionais podem ser prejudiciais à saúde.

A composição pode variar de marca para marca, mas, geralmente, existem 129 calorias em 6 biscoitos (30 g), além de 20 g de carboidratos e 210 mg de sódio. Para se ter uma ideia, um pão francês padrão ( 50 g) tem praticamente o mesmo nível calórico (133 calorias).

Biscoito água e sal contém outros ingredientes?

Na verdade, o biscoito leva esse nome, mas também contém farinha de trigo, que se consumida em excesso pode levar ao ganho de peso. Não só, ele possui gordura vegetal (um tipo de gordura trans) em sua composição, bem como uma grande quantidade de sódio. Isso pode ter como consequência a retenção de líquido e sensação de inchaço. Muitas pessoas equivocadamente substituem o pão francês pelo biscoito, mas, na verdade, ambos possuem composições bastante parecidas.

Ainda, o consumo exagerado desse alimento deve ser evitado principalmente devido à grande presença de gordura trans em sua composição. A gordura trans é muito presente em alimentos industrializados e ultraprocessados, como é o caso do biscoito. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o consumo desse tipo de gordura não deve ser exceder 2 gramas por dia. No entanto, apenas 6 biscoitos água e sal contêm sozinhos mais da metade da quantidade diária recomendada. Ou seja, o risco de ultrapassar esse número é grande ao consumir esse tipo de alimento.

Leia mais: Dicas para evitar a retenção de líquidos

Substituições saudáveis para o biscoito

Leia também: Café da manhã sem pão: Confira substituições

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo