Biblioterapia: Entenda o que é e quais são os benefícios

Existem diversos métodos de tratamento no alívio dos sintomas da ansiedade e depressão, um deles é a biblioterapia, que utiliza a leitura para melhorar a saúde mental.

Sendo assim, a prática da leitura em si pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental. De acordo com um estudo, ao ler um livro nem que seja por 30 minutos pode diminuir a pressão sanguínea e frequência cardíaca, e sentimentos de angústia psicológica tão efetivamente quanto yoga e humor.

Dessa maneira, a biblioterapia é uma abordagem terapêutica utilizada em pessoas de qualquer idade. O intuito da prática é aumentar a autoestima e melhorar processos de desenvolvimento pessoal, educacional ou trabalhar em quadros clínicos. 

Durante as sessões, é crucial que o livro se relacione diretamente com a dificuldade do paciente, para que ele se identifique com o protagonista da história. O terapeuta e o cliente voltam juntos para conversar sobre a maneira como o paciente conseguiu lidar com seus problemas e se os livros realmente trouxeram soluções para aquela situação.

comer bem e cuidar da mente

Quem pode utilizar a biblioterapia

Em geral, a leitura traga benefícios para a maioria das pessoas, especialistas recomendam a biblioterapia para tratar especificamente às seguintes questões:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Abuso de drogas e álcool;
  • Distúrbios alimentares;
  • Problemas em qualquer tipo de relacionamento;
  • Falta de perspectiva na vida;
  • Luto;
  • Traumas;
  • Doenças crônicas.

Benefícios biblioterapia

A prática da terapia por meio da leitura pode trazer benefícios que incluem:

Compreender desafios pessoais

Com a biblioterapia é possível compreender os desafios pessoais que você está passando e desenvolver estratégias para lidar com isso. Além disso, também pode ser uma ótima alternativa para promover a resolução de problemas e a autoconsciência.

Leia também: Leitura: benefícios do hábito para a saúde mental e emocional

As histórias oferecem uma perspectiva

Ao realizar a biblioterapia, você tem uma nova perspectiva das pessoas, enxergando-as como os personagens de um livro que aborda questões semelhantes. Assim, há uma compreensão e empatia do paciente em relação às lutas pessoais de pessoas próximas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo