Beta-alanina: Conheça mais sobre o suplemento

A beta-alanina é muito popular entre praticantes de atividades físicas mais intensas, como a musculação. Sua principal indicação é retardar a fadiga muscular, o que possibilita que o exercício seja prolongado sem que o músculo se canse tão facilmente.

Basicamente, ela é um aminoácido que provoca o aumento da carnosina nos músculos. Em resumo, a carnosina é principalmente responsável por diminuir a acidez muscular, segundo um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP).

Portanto, a suplementação de beta-alanina reduz a concentração de ácidos nos músculos. São os ácidos presentes na musculatura que promovem a sensação de queimação ao fim do treino, quando os músculos já estão mais cansados.

A suplementação de beta-alanina é efetiva?

Segundo outro estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), a suplementação desse aminoácido não beneficia homens jovens praticantes de atividades físicas intensas, como a musculação. O mesmo vale para atividades menos intensas, como a corrida.

No entanto, outro estudo também realizado pela USP, concluiu que a beta-alanina pode beneficiar praticantes de modalidades acíclicas e intervaladas, como judô e outras lutas, crossfit e futebol. Porém, nesse caso, a suplementação não possui efeito imediato, mas sim acumulativo. Ou seja, seus efeitos só são sentidos a partir de 4 semanas suplementando. Além disso, suas porções devem ser fracionadas ao longo do dia.

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É seguro suplementar?

A princípio, sim. Até o momento, não existem estudos ou pesquisas que demonstrem o contrário. Porém, a suplementação pode ter efeitos colaterais como a parestesia – o formigamento da pele por cerca de 30 minutos após a ingestão do suplemento. Contudo, assim como qualquer suplemento, só deve ser ingerido com prescrição médica.

Ainda, a beta-alanina não interfere diretamente no ganho de massa magra ou no emagrecimento.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo