Dia Internacional do Riso: benefícios comprovados pela ciência

Bem-estar Equilíbrio
18 de Janeiro, 2023
Dia Internacional do Riso: benefícios comprovados pela ciência

O Dia Internacional do Riso é comemorado anualmente dia 18 de janeiro. Esse pequeno gesto representa muito mais do que mostrar alegria ou prazer. Isso porque o sorriso ajuda no bom funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovasculares e imunológico, entre outros benefícios à saúde física, mental e espiritual.

Quando sorrimos uma série de reações positivas ocorre em nosso organismo, causadas principalmente pela produção de endorfina, neurotransmissor que atua nos estados de humor. 

Dessa maneira, estudos mostraram que apenas o ato de sorrir (produzindo formas e movimentos físicos faciais), seja o resultado de uma verdadeira alegria ou de um ato, pode trazer benefícios de curto e longo prazo para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Portanto, confira razões pelas quais você deve fazer um esforço consciente para sorrir todos os dias:

Dia Internacional do Riso: diminui o estresse

Em um estudo de 2012 publicado na revista Psychological Science, psicológicos da Universidade do Kansas estudaram 170 participantes que foram instruídos a segurar pauzinhos na boca em três formações, fazendo-os sorrir em vários graus sem perceber, depois de realizar uma tarefa estressante. 

Assim, o experimento revelou que os indivíduos que sorriram mais sofreram uma redução substancial na frequência cardíaca e recuperação mais rápida do estresse em comparação àqueles cujas expressões permaneceram neutras.

Dia Internacional do Riso: melhora o humor

Sorrir de verdade faz bem para o humor. A descoberta é de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Desse modo, eles avaliaram o desempenho e animação de um grupo de atendentes que distribuíram falsos sorrisos para clientes e outro grupo com funcionários que espalhavam sorrisos sinceros. 

No fim, os pesquisadores constataram que aqueles que sorriam com sinceridade tinham mais bom humor e trabalhavam melhor que os outros.

Reduz a pressão arterial

De acordo com um estudo feito pela escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, um sorriso é capaz de fazer com que o fluxo de sangue aumentasse 22%, reduzindo a pressão arterial.

Aumenta o colesterol bom

Em um trabalho da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, pesquisadores estimularam um grupo a dar gargalhadas. O resultado? Essas pessoas elevaram em até 26% seus níveis de HDL.

Turbina a imunidade

Um simples sorriso parece ser capaz de ajudar a impulsionar o sistema imunológico do corpo. A Clínica Mayo, especializada em saúde nos Estados Unidos, relata que o riso e os pensamentos positivos liberam moléculas de sinalização no cérebro que combatem o estresse e as doenças, enquanto pensamentos negativos diminuem a imunidade do seu corpo. 

Um estudo de 2015 descobriu que o sorriso aumenta as respostas imunes em mulheres que acabaram de ter bebês. Então, talvez o riso seja realmente o melhor remédio.

Leia também: Como fortalecer a imunidade

Aumenta a produtividade

Os benefícios de dar um sorriso no rosto no escritório não começam e terminam com um aumento de humor: essa dose de felicidade pode ajudar a torná-lo um funcionário mais produtivo também. Em 2010, uma equipe de pesquisadores constatou que a felicidade tem um efeito significativo e causal na produtividade no local de trabalho.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

scoop com suplemento hipercalórico dentro, que é um pó branco
Alimentação Bem-estar

Hipercalórico: o que é, para que serve e como tomar

O suplemento hipercalórico aumenta a quantidade de calorias consumidas no dia de forma prática – processo importante para quem quer ganhar massa muscular

simulador de escada
Bem-estar Movimento

Simulador de escada: veja como fazer, benefícios e dicas

O simulador de escada é uma ótima forma de fortalecer os músculos das pernas e glúteos e, de quebra, queimar calorias. 

vitaminas para veganos
Alimentação Bem-estar

Segue uma alimentação vegetariana? Quais vitaminas repor

A nutricionista Eleonora Galvão explica quais vitaminas para veganos e vegetarianos devem ser incluídas na rotina alimentar