Saiba quais são os benefícios de andar de patins

Além de ser uma atividade divertida, andar de patins oferece vantagens pouco conhecidas para a saúde. A prática permite que você misture sua rotina e ainda receba benefícios cardiovasculares. Ademais, também significa menos esforço repetitivo e intenso em comparação ao treino cardio comum. 

Contudo, para absorver os benefícios da melhor forma, é importante ter alguns cuidados. O uso de equipamentos de segurança como capacete, joelheira, munhequeira e cotoveleira. Também, se você não sabe como andar, opte por ter aulas com um professor, para ter maior segurança.

Emagrece

Há quem opte pela patinação para perder peso. Isso porque ao praticar do esporte você queima cerca de 500 calorias. Afinal, ao andar de patins você usa o corpo todo, fazendo movimentos e gastando muitas calorias. 

Leia também: Bicicleta: O que você precisa saber antes de começar a pedalar

Fortalece o coração

Segundo a Associação Americana do Coração, andar de patins é um exercício aeróbico que ajuda a fortalecer o coração. De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Constança, na Alemanha, andar de patins moderadamente aumenta a frequência cardíaca para níveis que variam de 140 a 160 batimentos por minuto, enquanto patinar em alta velocidade pode aumentar em até 180 batimentos por minuto.

Tonifica os músculos

Um dos grandes benefícios da patinação é a tonificação dos músculos. A região lombar é uma das mais beneficiadas, já que os patinadores precisam alterar o centro de gravidade a todo momento. Os glúteos e as coxas também são beneficiados, pois ficam contraídos. As panturrilhas são muito usadas, principalmente para frear e realizar os movimentos para parar.

Melhora da concentração

Manter o equilíbrio no patins e observar o local à sua volta para não cair exige concentração. Assim, quando esse estímulo é feito periodicamente, você também se mantém concentrado em outras atividades do dia a dia.

Leia também: Kangoo Jumps: O que é e benefícios da aula

Maior resistência

O patins também pode ajudar a aumentar a resistência muscular. A adição de algumas subidas durante o uso treina os seus músculos, juntamente com o sistema cardiovascular. Isso significa que você pode andar de patins por um longo período de tempo – e realizar outros exercícios intensos – sem se cansar.

Leia também: Boot camp: Os benefícios do treino que detona calorias

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo