Oleaginosas: Conheça os benefícios para a saúde

Se você gosta de oleaginosas ficará feliz em saber que elas são consideradas um superalimento pela quantidade de proteínas, fibras, vitaminas e minerais que fornecem ao corpo. Outra vantagem é que elas são um lanche natural e saudável, capaz de dar muita energia. 

Elas ainda têm um alto poder para promover saciedade e, portanto, impede que você “belisque” outros alimentos que podem ser muito menos saudáveis.

Qual porção é indicada diariamente? 

Idealmente, recomenda-se um punhado como dose diária, mas quem não está de dieta (emagreça com o Tecnonutri) pode aumentar a quantidade. 

5 tipos de oleaginosas e seus benefícios

Nozes

Graças aos ácidos graxos que contêm, as nozes beneficiam o sistema cardiovascular, ajudam no aumento da concentração e na memória. Elas previnem insônia, depressão e ansiedade, já que são ricas em ômega 3. Se você tem pele seca ou cabelos, considere comer nozes, pois elas evitam a desidratação do corpo. 

Amêndoas

Altamente nutritiva e perfeita para quem está em busca de uma alimentação equilibrada, a amêndoa contém apenas gorduras saudáveis. Além disso, é rica em vitaminas B e E, minerais como zinco, ferro, cálcio, cobre e potássio.

Leia também: Amêndoa: Motivos para consumir uma porção todos os dias

Avelã

Conhecida por seu sabor especial e seu alto teor de fibras, ela ajuda a regular as funções digestivas, favorecendo o bom trânsito dos alimentos para o intestino, e também normaliza os níveis de açúcar no sangue. 

Pistache

Ideal para evitar doenças relacionadas ao coração e diabetes e ajudar a não ter uma barriga inchada. O pistache também é indicado para reduzir o estresse e, graças à presença de gorduras saudáveis, esteróis e fibras, potencializa o metabolismo.

Leia também: Os benefícios do pistache

Castanha-do-pará 

Também conhecida como castanha-do-Brasil, está entre as fontes mais ricas em selênio. Ainda apresenta conteúdo relevante de magnésio, cobre e zinco. É um ótimo antioxidante e pode contribuir, entre outras coisas, para diminuir o estresse e melhorar o humor. No entanto, devido aos possíveis efeitos adversos do alto consumo de selênio, a ingestão deve ser limitada a 2 unidades ou 30 gramas ao dia.

Leia também: Pasta de amendoim ajuda a emagrecer?