fbpx

Conheça os benefícios da gratidão

Sabe quando você está tendo um dia horrível e acha que nada pode melhorar ou trazer tranquilidade? Quem não tem o costume de agradecer no dia a dia deve saber que é comprovado cientificamente que a gratidão pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e física.

A gratidão é um sentimento de reconhecimento por algo bom que lhe trouxe benefícios. Além disso, geralmente, quando as pessoas agradecem, as situações fluem de uma maneira melhor.

O ato de agradecer pode descartar pontos negativos e sentimentos ruins da sua vida, fazendo focar sua atenção apenas em coisas boas e positivas. Por exemplo, você não pode agradecer, e ao mesmo tempo ter mágoa ou raiva de alguém, pois são sentimentos incompatíveis. 

Como praticar a gratidão?

Agradecer vai muito além de falar “obrigado” para alguém em qualquer situação. Tem a ver com ser grato por muito mais. Um exercício de gratidão é simples:

Reserve um tempo do seu dia, em um ambiente calmo e silencioso. Em seguida, pegue uma folha de papel e caneta, e comece a escrever sua carta de gratidão. 

Feche os olhos e pense em alguém que tem grande importância na sua vida e que, por algum motivo, você nunca agradeceu. Pode ser um chefe antigo ou um colega de trabalho que te ajudou em algum projeto e situação pessoal. Ou até mesmo um familiar que você não tem mais contato.

O intuito é descrever especificamente a influência que eles têm sobre sua vida e o quanto contribuíram. Sendo assim, a entrega da carta fica a critério de quem irá fazer. 

Neste exercício, as pessoas terão a oportunidade de saber como é expressar gratidão de uma maneira fácil e prática. 

Quais são os benefícios?

  • Melhora a saúde mental: Um estudo desenvolvido por Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, comprovou que a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e reduz a depressão e uma série de sentimentos ruins como a inveja, raiva, e etc.
  • Aumenta a empatia e reduz a agressividade: Pessoas gratas são propensas a terem mais empatia e serem mais compreensivas com pessoas que não são, aponta um estudo da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. Os participantes da pesquisa que eram melhor posicionados em uma escala de gratidão eram menos propensas a se irritar com outras pessoas quando recebiam alguma crítica ou ofensa.
  • Pessoas gratas dormem melhor: Dedicar pelo menos 15 minutos do seu dia fazendo anotações em algum caderno agradecendo pelo dia melhora o sono, de acordo com um estudo publicado na Applied Psychology: Health and Well-Being.
  • A gratidão melhora a autoestima: Segundo um estudo publicado no Journal of Applied Sport Psychology, a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. Pessoas gratas são mais capazes de reconhecer as realizações de outras pessoas, portanto, não sentem inveja ou ressentimento.
 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo