5 motivos para amar canela

Confira aqui seis vantagens de colocar canela no seu cardápio alimentar – você vai amar ainda mais esse tempero depois de conhecer os benefícios a seguir: 

Além de ter um cheiro marcante e delicioso, ela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é riqueza nutricional. Entre outras propriedade, esse tempero aumenta a saciedade, imita a doçura e oferece antioxidantes essenciais para o corpo. 

Canela ajuda a emagrecer

Um estudo está mostrando que a canela pode reverter os efeitos de uma dieta rica em gordura. Assim, impedindo que se acumule gordura na região abdominal. Essa tese foi apresentada na Conferência Americana de Saúde do Coração. Para o experimento, utilizaram-se alguns ratos, que foram alimentados com um suplemento dessa especiaria durante 12 semanas. Ao final do estudo, foram encontradas mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórios em seu organismo – que protegem nosso corpo de danos causados pelo estresse – do que antes. Além disso, eles também apresentaram redução de peso e, inclusive, menos gordura abdominal.

Melhora a saúde do coração

Um estudo recente da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, constatou que uma dieta rica em especiarias como a canela ajuda a conter os danos da ingestão de uma refeição gordurosa, o que diminui a chance de riscos de doenças cardíacas. Os voluntários da pesquisa que ingeriram duas colheres de sopa de canela por dia tiveram até 30% menos de produção de efeitos negativos do consumo de gordura para o organismo do que os que não haviam consumido o tempero. 

Regula o açúcar no sangue

Em pesquisa liderada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cientistas descobriram que o extrato de canela rico em antioxidantes ajudou a reduzir os fatores de risco associados ao diabetes e doenças cardíacas. No estudo, 22 voluntários obesos com pré-diabetes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um recebeu um placebo, o outro, uma dose de extrato seco de canela solúvel em água duas vezes por dia. Amostras de sangue em jejum coletadas no início do estudo, e após seis e 12 semanas, revelaram que o extrato de canela melhorou o status de antioxidante e ajudou a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Melhora a função cerebral

Cientistas da Universidade norte-americana Wheeling Jesuit comprovaram que o consumo de canela acelera respostas visuais, motoras e aumenta os níveis de atenção. Segundo os especialistas, a especiaria ainda evita que as células do cérebro inchem após uma lesão cerebral traumática ou derrame cerebral.

Ajuda a combater doença de Parkinson

Em pesquisas com animais realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, ficou comprovado que, depois de ingerida a canela em pó, ela é metabolizada em uma substância chamada benzoato de sódio, que penetra no cérebro. Nos camundongos com Parkinson, os efeitos positivos incluíam a proteção dos neurônios, os níveis normalizados de neurotransmissores e a melhora das funções motoras.

Como consumir canela

A boa notícia é que ela é uma ótima alternativa para quando bater aquela vontade de comer doce. Você pode salpicar canela em pó nas frutas, em bebidas quentes, leite e, se você gostar, até na comida. Veja algumas maneiras de usá-la no dia a dia:

  • Polvilhe a canela em seu café ou adicione ao pó antes de preparar a bebida;
  • Congele a especiaria em cubos de gelo para adicionar sabor e aroma à água;
  • Tempere fruta assada ou grelhada, como maçã e banana, com uma pitada de canela;
  • Tempere a couve-flor assada, a batata doce, o espaguete e a abóbora com uma pitada de canela;
  • Misture canela com chocolate meio amargo derretido e nozes e leve à geladeira;
  • Adicione uma pitada de canela à sopa de lentilha ou feijão preto.

Leia também: Queijo minas, cottage e ricota: Benefícios dos queijos brancos

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.