fbpx

Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Fazer uma caminhada de meia hora diariamente é mais vantajoso para o corpo e a mente do que se imagina. Os benefícios dessa prática simples e fácil de fazer vão desde a redução da pressão arterial, aumento da criatividade ao emagrecimento. 

Veja o que você pode esperar quando começar a caminhar por apenas 30 minutos todos os dias:

Aumenta a criatividade

Não importa se você está se sentindo preso no trabalho ou se está procurando uma solução para um problema complicado: é uma boa ideia se mexer. De acordo com um estudo de 2014 no Journal of Experimental Psychology, Learning, Memory and Cognition, dos Estados Unidos, dar um passeio pode estimular a criatividade. Os pesquisadores aplicaram testes de raciocínio criativo aos sujeitos enquanto sentavam e caminhavam e descobriram que os caminhantes pensavam mais criativamente do que os outros. 

Melhora o humor

Você já teve que tomar uma taça de vinho ou comer um chocolate depois de um dia difícil? A caminhada é uma alternativa zero calorias com os mesmos benefícios. 

Isso porque ela atua diretamente no sistema nervoso, diminuindo sentimentos como raiva e hostilidade. Além do mais, ao andar na rua você se depara com vizinhos, amigos ou conhecidos, e essa interação ajuda a se sentir conectado, estimulando o humor. 

Queima calorias e ajuda a emagrecer

A caminhada regular pode ajudar a melhorar a resposta do seu corpo à insulina, o que ajuda a reduzir a gordura da barriga. A personal trainer Ariel Iasevoli acrescenta que caminhar todos os dias é uma das formas mais eficazes de baixo impacto para queimar gordura e alterar positivamente a composição corporal. “Ela aumenta o metabolismo pela queima de calorias extras e pela prevenção da perda muscular, o que é particularmente importante à medida que envelhecemos”, diz. 

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Reduz o risco de doenças crônicas

A Associação Americana de Diabetes diz que a caminhada reduz os níveis de açúcar no sangue e o risco geral de diabetes. Pesquisadores da Universidade de Boulder, Colorado, e da Universidade do Tennessee, ambas dos Estados Unidos, descobriram que a caminhada regular reduz a pressão arterial em até 11 pontos e pode diminuir o risco de derrame em 20 a 40%.

Um dos estudos mais citados sobre caminhada e saúde, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que aqueles que andavam o suficiente para atender às diretrizes de atividade física (30 ou mais minutos de atividade moderada em cinco ou mais dias por semana ) apresentavam um risco 30% menor de doença cardiovascular em comparação com aqueles que não caminhavam regularmente.

Melhora a digestão

Uma rotina regular de caminhada pode melhorar muito os movimentos intestinais, Uma das primeiras coisas que um paciente de cirurgia abdominal é obrigado a fazer, por exemplo, é andar, pois utiliza músculos centrais e abdominais, estimulando o movimento no sistema gastrointestinal.

Protege as articulações

Caminhar aumenta o fluxo sanguíneo para áreas tensas e ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações. De fato, pesquisas mostram que caminhar por pelo menos 10 minutos por dia – ou cerca de uma hora por semana – pode evitar a incapacidade e a dor da artrite em adultos mais velhos. Um estudo de abril de 2019 da publicação American Journal of Preventive Medicine acompanhou 1.564 adultos com mais de 49 anos de idade com dor nas articulações na parte inferior do corpo. Os participantes foram convidados a andar por uma hora a cada semana. Aqueles que não andavam por pelo menos uma hora por semana relataram que estavam andando muito devagar e apresentavam problemas na rotina matinal, enquanto os participantes que aderiram à rotina de caminhada apresentavam melhor mobilidade.

Promove a longevidade

Um estudo no Journal of American Geriatrics Society comprovou que adultos mais velhos, com idades entre 70 e 90 anos, que saíram de casa e eram fisicamente ativos viviam mais do que os que não eram. Manter-se ativo também ajuda você a permanecer conectado a seus entes queridos e amigos que podem fornecer apoio emocional, o que é especialmente importante à medida que você envelhece.

Leia também: Melhores exercícios para o bumbum

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.