Beber água emagrece: Verdade ou mito? Entenda

Não é exagero dizer que água é vida. Além de representar cerca de 60% do peso do corpo de um adulto, o líquido é fundamental para a a hidratação e as reações metabólicas, a digestão e o transporte de nutrientes para todo o organismo. Mas, afinal, a ideia de que beber água emagrece é verdade ou é mito? Apesar de não provocar diretamente o emagrecimento (perda de gordura corporal), ela pode ajudar na perda de peso, sim. Entenda como.

Beber água emagrece?

A princípio, o hábito de beber água favorece o funcionamento e a saúde dos rins, por isso, também evita a retenção de líquido, a qual causa o inchaço no corpo e o aparecimento de celulites, por exemplo. Sendo assim, é possível sentir a sensação de perda de peso.

Além disso, beber água dá maior saciedade ao corpo. Sabia que, você pode achar que está com fome quando, na verdade, está com sede? Desse modo, a ingestão de água ajuda a melhor o apetite. Ainda, é essencial para o funcionamento do intestino. Ou seja, um corpo que sofre de desidratação corre um risco muito maior de sofrer também com a prisão de ventre (constipação). Nesse sentido, a prisão de ventre pode causar o inchaço do abdômen, o que dá a impressão de ganho de peso.

Leia também: Existe hora certa do dia para beber água?

Outros benefícios de beber água

  • Pele hidratada e livre de acne, rugas e manchas
  • Melhor absorção de vitaminas e minerais
  • Melhor imunidade (mais impurezas são eliminadas do corpo)
  • Reduz a vontade de tomar refrigerantes

Leia mais: Você deve beber água assim que acordar?

Como se habituar a beber mais água

Existem pessoas que dizem “não gostar de beber água”. Porém, visto a importância de ingerir líquidos diariamente, como é possível fazer disso um hábito?

Inclua água saborizada na rotina

A água saborizada ou aromatizada é uma boa opção para quem ainda não tem o hábito de beber água em boa quantidade. Por isso, ao dar um “toque a mais” para a água, fica mais fácil se hidratar.

Água com gás também é uma opção

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a água com gás é tão hidratante quanto a água mineral. Para quem tem o costume de beber refrigerante, por exemplo, a água com gás é uma ótima substituição.

Leia também: Água com gás engorda ou emagrece? Entenda

Mantenha uma garrafa por perto

Ter sempre uma garrafa d’água por perto é uma ótima maneira de se manter motivado a beber água ao longo do dia. Não só, ter metas, como “hoje devo beber ao menos 3 litros”, é ideal.

Leia mais: Beber água com mel traz benefícios? Saiba mais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo