Por que é importante beber água durante o treino?

Se você não é do tipo que deixa uma garrafinha de água ao alcance na hora do treino, saiba que está na hora de mudar de hábitos. Durante a prática de exercícios físicos, há perdas significativas de água e sais minerais, o que pode levar a um quadro de desidratação. Por isso, é tão importante beber água durante o treino

Quando nos exercitamos, a taxa de transpiração aumenta e perdemos, em média, de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividades físicas. Assim, quando ocorre a perda de líquidos e a transpiração não é compensada, há um desequilíbrio na regulação da temperatura,  o que leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas para a saúde.

A desidratação causa diversas reações no corpo, como: sede, náusea, dor de cabeça, tontura, falta de ar e boca seca. Dessa maneira, se você se exercitar desidratado, não terá um bom treino.

Isso porque a água ajuda o corpo a ter eficiência, pois é uma parte vital de muitas reações químicas no corpo. Quando essas reações desaceleram, os tecidos se curarão devagar e a recuperação muscular será mais lenta. 

Além de perder litros de água durante um período de uma hora de exercício, você também perde outros nutrientes como o sódio e potássio.

O processo de hidratação

Uma pessoa bem hidratada se sente mais forte e pode se exercitar por mais tempo e com mais eficácia. Dito isso, o coração não precisa mais se esforçar para bombear sangue para o corpo e o oxigênio e os nutrientes podem ser transportados com mais agilidade para os músculos.

Leia também: Água: Você sabe quanto deve tomar todos os dias?

Antes do exercício

O importante é ingerir 500 ml de líquidos cerca de duas horas antes do exercício, para garantir o nível adequado de hidratação.

Durante o exercício

Beber água durante o treino é fundamental. A ingestão de líquidos deve compensar ou repor a quantidade de líquidos que está indo embora pela transpiração. Portanto, recomenda-se cerca de 150 a 300 ml em intervalos regulares a cada 15 ou 20 minutos.

A quantidade e frequência com que você vai beber água deve ser de acordo com a sudorese, a tolerância e a velocidade de esvaziamento gástrico de cada indivíduo. Se você tiver dúvidas, é importante consultar um educador físico.

Após o exercício

Depois do treino, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água, o que é essencial para o processo de recuperação do organismo. O ideal é consumir pelo menos 50% a mais de água do que o volume de suor perdido.

Por exemplo: se um indivíduo perdeu 1 kg, ou aproximadamente 1 litro de água, ele deverá se hidratar com 1,5 litro de líquidos até 6 horas após a atividade.

Leia também: Esteira: Dicas para aproveitar melhor a caminhada e a corrida

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo