Você deve beber água assim que acordar?

Não se pode negar o quanto a água é essencial para o corpo e para a vida. É fato. E já tem algum tempo que se comenta sobre como é saudável beber água assim que acordamos, seja pura ou com limão.

Afinal, o horário em que bebemos água faz alguma diferença ou esse é apenas mais um mito? 

Mantenha-se hidratado

Água compõe aproximadamente 60% do corpo. Todos os órgãos e tecidos corporais são formados e dependem dela. Ela também é essencial no cumprimento das seguintes funções: 

  • Transporte de nutrientes;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Lubrificação do corpo;
  • Absorção de choque.

O corpo perde água ao suar, ao urinar e até mesmo ao respirar. Ou seja, é necessário se manter hidratado. A desidratação acontece quando o organismo utiliza ou perde mais líquido do que está ingerindo. Quando isso ocorre, o corpo não consegue realizar corretamente suas funções normais. 

Afinal, o horário em que ingerimos água faz diferença?

Não. Na verdade, o horário não muda nada, porém, é sempre importante beber a quantidade necessária diariamente. Portanto, não custa beber água assim que acordar, mas o hábito não é necessariamente uma obrigação.

Quanto de água devo beber por dia?

A crença popular é de que devemos beber dois litros de água por dia, impreterivelmente. Na verdade, ao contrário do que muitos acreditam, a quantidade diária varia conforme o indivíduo. Alguns fatores determinam isso. Esses são:

  • Atividade física: Quem se exercita mais deve beber mais água. Pessoas menos ativas têm menor necessidade, o que não significa que não precisem beber água mesmo assim.
  • Clima: Quem mora em lugares mais quentes precisa de mais líquido do que quem mora em lugares mais frios.
  • Metabolismo: Quanto mais acelerado é o metabolismo de uma pessoa, mais água seu corpo necessitará.
  • Peso: Uma pessoa mais pesada necessita ingerir mais água diariamente em comparação com uma pessoa mais leve.
  • Alimentação: Quem segue uma dieta balanceada e ingere uma quantidade adequada de frutas, verduras e legumes necessita beber menos água, pois já ingere alimentos que contém água em sua composição. Se uma pessoa consome muito sal, por exemplo, precisa de mais fluidos para evitar a retenção de líquido, entre outros possíveis problemas que o excesso de sódio no corpo pode acarretar.

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