Batata é saudável? Benefícios e propriedades do vegetal

Há quem diga que batata não conta como vegetal. Que ela é mais rica carboidratos do que a maioria dos legumes e, geralmente, está sujeita a métodos de cozimento menos nutritivos, como fritar. Então, será que batata é saudável?

Bani-la do reino vegetal não é justo e nem correto. Tecnicamente falando, as batatas são vegetais. Nutricionalmente, elas apresentam vários benefícios e podem sim fazer parte de um padrão de alimentação saudável.

Se você está confuso se batata é saudável ​​ou se não sabe ao certo como incorporá-las à sua rotina alimentar, aqui está o que precisa saber.

Valor nutricional (uma batata média)

  • 160 calorias
  • 0 g de gordura
  • 37 g de carboidratos
  • 4 g de fibra
  • 4 g de proteína
  • 17 mg de sódio
  • 0,6 mg de vitamina B6

São ricas em carboidratos complexos e fibras

Felizmente, já se sabe que os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e que não há razão para temê-los. De fato, as diretrizes dietéticas recomendam consumir de 45 a 65% das calorias diárias a partir de carboidratos.

Batatas são carboidratos complexos, o que significa que elas se decompõem mais lentamente no corpo e fornecem energia constante.

Também, o vegetal é repleto de fibras. A fibra é benéfica não apenas por ajudar a promover saciedade por mais tempo, mas também por manter os níveis de colesterol na medida certa. Uma unidade média contém 4 gramas de fibra, quase 20% dos 25 gramas recomendados diariamente para mulheres adultas. Porém, grande parte da parte benéfica da batata está na pele. Portanto, certifique-se de comer todas as partes do legume para obter o máximo de benefícios.

Leia também: Carboidrato: o que é, melhores alimentos e quanto consumir

Batata é saudável, fonte de vitaminas e minerais

O verdadeiro poder das frutas e legumes é encontrado nos micronutrientes (vitaminas e minerais) que eles contêm. Embora esses nutrientes não sejam o que nos dão energia, eles são o que mantém as células e os sistemas do corpo funcionando corretamente. E as batatas contêm quantidades significativas de vários micronutrientes.

Assim, elas são são uma excelente fonte de vitamina B6, que ajuda o organismo a converter fontes de não-carboidratos em uma forma utilizável de energia. Também desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos e neurotransmissores (mensageiros químicos que enviam sinais de uma parte do corpo para outra). A vitamina B6 é um nutriente essencial – o corpo não pode produzi-la. Então, é preciso obtê-la dos alimentos. 

Uma batata média fornece cerca de 0,5 miligramas de vitamina B6, mais de um terço da ingestão diária recomendada para adultos (1,3 mg).

O tubérculo também é destaque quando o assunto é vitamina C. Uma unidade contém 17 miligramas, uma boa porção dos 65 a 90 mg recomendados diariamente. Tal vitamina é um poderoso antioxidante. Dessa maneira, a ingestão adequada pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, principalmente os da boca e do trato digestivo.

E, embora as bananas geralmente recebam todo o crédito quando se trata de potássio, as batatas são realmente uma fonte muito melhor. O mineral ajuda a combater a pressão alta, que por sua vez pode reduzir o risco de várias doenças crônicas.

Melhora a saúde intestinal 

O vegetal é repleto de amido resistente. Como o próprio nome sugere, esse amido resiste à digestão no intestino delgado e, em vez disso, é decomposto no intestino grosso, onde alimenta boas bactérias e promove um microbioma saudável. Pesquisas sobre amido resistente ainda estão surgindo, por isso não há recomendação oficial sobre quanto devemos comer todos os dias. 

Batata é saudável, mas não deve ser o único vegetal da dieta

Como é o caso da maioria dos alimentos, o problema em comer batatas acontece quando você a utiliza como única fonte vegetal. Com isso, obter uma variedade de frutas, legumes e verduras é importante, pois cada um contém diferentes nutrientes importantes. E as batatas são relativamente ricas em carboidratos e calorias em comparação com outros vegetais, algo que vale a pena lembrar para que não se cometa excessos. Ainda assim, as batatas são nutritivas, saborosas e baratas, e definitivamente merecem um lugar em sua dieta saudável.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.