Batata-doce: Benefícios muito além de ganhar músculos

A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas, os benefícios vão além do corpinho bonito. Pois, a raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.

Descubra outras razões para incluir esse superalimento no cardápio:

Fonte de vitaminas A e C

Uma xícara de batata-doce cozida fornece quase metade das necessidades diárias de vitamina C. Além disso, a mesma porção também fornece 400% da ingestão diária recomendada de vitamina A. Assim, ambos os nutrientes são vitais para apoiar a função imunológica, o que é especialmente importante durante o frio e a temporada de gripe. A vitamina A também é essencial para manter a pele saudável, a visão e a função dos órgãos.

Batata-doce é rica em antioxidante

As vitaminas A e C também funcionam como antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e a doença. Para ainda mais antioxidantes, escolha batatas-roxas. Pois, o pigmento que lhes dá a sua cor deslumbrante tem propriedades particularmente potentes.

Batata-doce é anti-inflamatória

A inflamação não controlada aumenta o risco de quase todas as doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer. Portanto, os compostos anti-inflamatórios naturais do vegetal atenuam a inflamação em nível celular.

Não causa pico de açúcar no sangue

Seu alto teor de fibras a torna um amido de queima lenta – o que significa que ela ela aumenta lentamente os níveis de açúcar no sangue. Uma xícara de batata-doce assada fornece cerca de seis gramas de fibras, que é mais do que um quarto do mínimo recomendado diariamente.

Ajuda a regular a pressão sanguínea

Uma xícara de batata-doce cozida fornece 950 mg de potássio. Isso é mais que o dobro do valor em uma banana média. O potássio, basicamente, varre o excesso de sódio e fluidos para fora do corpo, o que reduz a pressão sanguínea e a tensão no coração. Além disso, potássio também regula o ritmo cardíaco e as contrações musculares. 

Batata-doce auxilia o emagrecimento

Cerca de 12% de seu amido é o amido resistente, substância semelhante à fibra que o seu corpo não digere e absorve. Um estudo descobriu que a substituição de apenas 5,4% da ingestão total de carboidratos por amido resistente resultou em um aumento de 20 a 30% na queima de gordura após uma refeição. Da mesma forma, amido resistente estimula o corpo a bombear mais hormônios indutores da saciedade.

Deixa os ossos mais fortes

Em 100 g você encontra 33 mg de cálcio. Além disso, o alimento contém boas doses de vitamina D, um nutriente que participa da manutenção dos músculos e da saúde dos ossos e do coração. Ela é saudável e traz benefícios, mas a quantidade deve ser avaliada caso a caso e de acordo com o objetivo da pessoa.

Leia também: 7 motivos para incluir a framboesa na sua dieta (emagreça com o Tecnonutri)

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.