Banana: Benefícios que você precisa conhecer

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e, felizmente, é cheia de benefícios para a saúde. Original do sudeste da Ásia, é hoje cultivada em mais de 100 países, em especial os de clima tropical. Rica em vitaminas e minerais, vale destacar a abundância de cálcio, potássio e fibras.

Há mais de uma variedade, sendo a Blue Java uma das que mais raras. As mais comuns, entretanto, são: prata, banana-da-terra, nanica, banana-maçã e outras. 

As vitaminas mais abundantes em sua composição são a vitamina A e a C. No que diz respeito aos minerais, o potássio é seu principal componente. Não só, é uma grande fonte de fibras.

Leia também: 6 alimentos que contêm mais potássio do que banana

Benefícios da banana que você precisa conhecer

Fortalece o coração

Poucos sabem, mas afruta é um alimento eletrólito! Por isso, é excelente para a saúde do coração. Dessa forma, ajuda a manter regulados os batimentos cardíacos e, não só, promove o controle da pressão arterial.

Melhora do funcionamento intestinal

Rica em fibras, a banana é ótima para o intestino, de forma que ajuda na digestão e na formação do bolo fecal. Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome.

Fonte de energia

Conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas. Por isso, é também uma boa adição para o café da manhã.

Melhora o humor

O triptofano é um aminoácido essencial para o corpo humano, o qual é utilizado na síntese proteica e, mais, é precursor da serotonina e da melatonina, hormônios da felicidade e do sono, respectivamente. Felizmente, a banana é riquíssima nessa substância. Por isso, é possível dizer que a banana melhora o humor.

Leia mais: Alimentos que melhoram o humor e a disposição

Como consumir

Mais comumente consumida in natura, é possível consumí-la de diversas maneiras, podendo ser incluída em diversas receitas.

Leia também: Dieta da banana: O que é, como fazer e cardápio

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo