Balas e gomas de vitamina realmente funcionam?

Alimentação Bem-estar
17 de Outubro, 2019
Balas e gomas de vitamina realmente funcionam?

Balas e gomas de vitamina são cada vez mais populares – e não apenas para as crianças. Eles já fazem muito sucesso nos Estados Unidos e, agora, começam a se multiplicar no Brasil, especialmente a vitamina C

Para quem precisar tomar vários suplementos todos os dias, ou se tiver problemas para engolir cápsulas ou comprimidos, as gomas podem tornar essa tarefa mais fácil (e saborosa). Mas será que esses doces realmente funcionam?

Eficácia

Dr. Tod Cooperman, presidente da ConsumerLab.com, uma empresa privada que realiza testes de segurança e qualidade de produtos de consumo, contou à revista Time que  nem sempre a eficácia dos ingredientes que compõem os produtos é controlada. Segundo o especialista, quatro em cada cinco produtos em goma continham mais ou menos do que as quantidades listadas de ingredientes. 

Quando perguntado sobre balas e gomas de vitamina, a resposta foi que pode-se duvidar dos rótulos.

“Muitas empresas parecem ter problemas para controlar a quantidade de ingredientes em cada goma”, diz Cooperman. Para resolver esse problema, ele conta que alguns fabricantes pulverizam vitaminas e nutrientes na parte externa do doce acabado – como um revestimento. Existem também “problemas de estabilidade”, o que significa que as balas e gomas podem perder potência ao longo do tempo. 

Isso leva alguns fabricantes a incluir muito mais certas vitaminas do que o rótulo para garantir que o produto forneça pelo menos 100% das quantidades rotuladas ao longo de sua vida útil. 

Embora isso possa parecer uma coisa boa – afinal, você está recebendo mais do que pagou – alguns relatórios vincularam a ingestão excessiva de nutrientes a problemas de saúde, incluindo um risco elevado para alguns tipos de câncer.

Leia também: Laranja: Benefícios e como incluir na dieta

A goma e o açúcar

Especialistas têm outras reservas sobre suplementos de goma, como o fato de crianças e adultos se acostumarem a obter nutrientes em formas açucaradas.

Muitas balas e gomas de vitamina contêm um ou mais gramas de açúcar por unidade. Isso é semelhante a alguns tipos de doces.  Se alguém toma vários suplementos de goma por dia – muitos dos quais exigem que você coma duas ou três gomas para obter uma dose completa dos nutrientes incluídos – o consumo de açúcar pode aumentar. 

Dietas com excesso de açúcar podem provocar hipertensão, aumento de peso, diabetes e doença do fígado gorduroso, condições associadas a um risco mais elevado de ataque cardíacos e derrames.

Esse conselho de alimentos integrais se aplica a todos os suplementos, não apenas às gomas. Enquanto muitas pessoas assumem que os suplementos são uma maneira segura e conveniente de obter muitas das coisas boas encontradas nos alimentos, isso geralmente não é verdade, já que os suplementos não podem replicar todos os nutrientes e benefícios de alimentos integrais.

Assim, balas e gomas de vitamina podem ser uma alternativa útil. Mas, adicionar suplementos de goma à rotina diária pode não ser uma ideia tão agradável se você estiver buscando melhorar sua saúde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!