Como baixar o colesterol sem remédios: Veja dicas

Quem acabou de descobrir que tem colesterol alto logo se pergunta quais são as opções para diminuí-lo. Mas, antes de correr para a farmácia como primeira opção, vale saber que você pode baixar o colesterol sem remédio, com a ajuda de outras estratégias. 

Entendendo o colesterol

O colesterol é um composto orgânico essencial para o funcionamento do organismo. Ele circula pelo sangue e tecidos e tem funções variadas. Assim, costuma ser dividido popularmente em colesterol bom e colesterol ruim. Mas, é um pouco mais complexo que isso. 

Todos temos dois tipos naturais em nosso corpo: HDL, que é o colesterol bom, e o LDL, o tipo “ruim”.  Em geral, ter um HDL alto é saudável, enquanto ter um LDL alto está associado a um risco aumentado de doenças, incluindo problemas cardíacos. Pois, o LDL tende a entupir e endurecer as artérias, enquanto o HDL transporta o LDL das artérias para o fígado para ser eliminado do corpo. Contudo, o HDL também protege contra danos aos vasos sanguíneos.

Como baixar o colesterol sem remédios

Antes de mais nada, você precisa de uma avaliação para saber como anda seus níveis de colesterol e de acompanhamento médico caso eles estejam fora do considerado saudável. Mas, você sabia que a maioria dos fatores de risco para colesterol alto é evitável? Além disso, é verdade que os genes desempenham um grande fator no risco de doenças. Logo, se sua mãe ou seu pai têm colesterol, há uma chance acima da média para você. Contudo, o fato é que não é apenas a hereditariedade que pode resultar em aumento do colesterol. Assim, vários fatores de estilo de vida também têm um enorme impacto na elevação deste marcador.  

Dito isso, existem estratégias que você pode tentar em casa para ajustar seu estilo de vida e baixar o colesterol. Confira:

Atenção nas gorduras trans e saturadas

Comer alimentos que contenham gorduras saturadas ou trans pode aumentar o colesterol. Assim, a gordura trans deve ser evitada enquanto as gorduras saturadas devem ser consumidas com moderação.

A maioria das gorduras saturadas é de origem animal. Ou seja, elas são encontradas em carnes e produtos lácteos.

As fontes de gordura saturada incluem:

  • Cortes de carne, porco e cordeiro
  • Carne escura de frango e pele de aves
  • Laticínios (leite integral, manteiga, queijo, creme de leite, sorvete)
  • Óleos tropicais (óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau)
  • Banha

Comer muita gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol no sangue e os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Abreviação de “ácidos graxos trans”, a gordura trans aparece em alimentos que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Assim, estas são as piores gorduras que existem. 

Você pode encontrar gordura trans em:

  • Frituras (batatas fritas, rosquinhas, frituras)
  • Margarina
  • Gordura vegetal
  • Biscoitos, bolos, doces
  • Salgadinhos processados ​​
  • Pipoca de microondas

Leia também: Quanta gordura podemos comer diariamente?

Invista nas fibras para baixar o colesterol

Aumentar a ingestão diária de fibras pode baixar o colesterol (LDL). Alimentos comuns (e saborosos), como sementes de chia, aveia, grão-de-bico, alcachofra e banana, são ricos em fibras. 

Mais alimentos fonte de fibras

Movimente-se

Quanto mais você se move, menor a probabilidade de estar com sobrepeso ou obeso. Mas, essa não é a única maneira que o exercício afeta o colesterol. Pois, o treino também aumenta os níveis de colesterol bom.

Sendo assim, o exercício cardiovascular pode ajudar a manter seu peso em uma faixa saudável e também pode melhorar a saúde do coração. Ou seja, caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar são atividades que podem ajudar a reduzir o colesterol, especialmente se você os praticar três vezes por semana ou mais.

Reduza o consumo de álcool

Quando o corpo ingere álcool, o fígado o decompõe em triglicerídeos e colesterol. Além disso, o consumo de álcool também pode aumentar sua pressão arterial e dificultar a manutenção de um peso saudável.

Ou seja, cortar a cerveja, o vinho e as bebidas alcoólicas pode ser um primeiro passo simples para baixar o colesterol.

Leia também: Diferença entre gordura boa e gordura ruim

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.